
Por meio de parcerias, a APPA executa projetos próprios ou elaborados por órgãos governamentais e privados ligados à promoção e difusão das artes, cultura e patrimônio cultural.
Os projetos educativos visam democratizar espaços culturais e patrimoniais. E como se faz isso? Primeiramente, dando acesso à população para que ela se reconheça como parte desses bens, afastando a ideia de que estamos falando de lugares elitizados.
Depois, são pensadas ações educativas e formativas para diversos perfis de público: pessoas com necessidades especiais, professores, estudantes, jovens aprendizes, terceira idade, adultos, crianças, adolescentes etc. O propósito é ofertar, para além da visita, experiências que criem sentimentos e significados para com os bens culturais.
Exemplo destas ações são as atividades e visitas mediadas realizadas junto às escolas. Essas iniciativas buscam tornar os locais gerenciados pela APPA em verdadeiros fóruns abertos para a sociedade.
A cultura é um direito de todos e as intervenções que a APPA realiza democratizam o acesso a experiências que possam ser transformadoras na vida da população e geradoras de mudanças na sociedade.