
A APPA classifica como “cultural” qualquer espaço que permita a livre manifestação artística, que abrigue coletivos, que promova atividades ligadas à cultura, à sua valorização e à sua disseminação.
Nesses locais, a APPA atua estrategicamente pensando em novos usos e no aperfeiçoamento da infraestrutura e dos recursos humanos. Nossa ação tem como objetivo oferecer utilidade e movimento aos espaços ociosos e otimizar os que estão em funcionamento.
Gerenciar um espaço cultural exige domínio e atenção a diferentes contextos, que envolvem planejamento estratégico, documentação, todo o operacional do dia a dia, limpeza, compras e o cuidado com o atendimento, por exemplo. Mas, também atuamos para torná-lo mais democrático e acessível, oferecendo para a população algum benefício ligado à cultura, como a realização de exposições, mostras, cursos e oficinas.
Se o local não comportar tais intervenções, a APPA possui know-how suficiente para implementar ações de restauração, além de manter espaços patrimoniais já preservados. Entendemos que a revitalização de bens culturais ociosos ou em estado aquém da sua capacidade de atuação consegue impactar toda uma localidade, gerando renda, revitalizando o entorno e trazendo novo respiro a uma rua, bairro ou cidade.