Centro do Patrimônio Cultural Cemig

A restauração do icônico prédio verde do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade segue a todo vapor, para sediar o Centro do Patrimônio Cultural Cemig, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

 

As obras prometem oferecer para a população mais um equipamento cultural para o Circuito Liberdade, fomentando toda a cadeia do turismo, da cultura e da economia criativa.

Além do restauro, as ações incluem a implantação do Programa Educativo do Centro do Patrimônio Cultural Cemig. O objetivo é promover a educação patrimonial com ações inclusivas, democratizando o acesso à cultura. Voltado para o  público escolar, universitário e público em geral, o Educativo trabalha com a memória, apresentando conceitos que circundam as questões patrimoniais, sendo essencial, contudo, que esse conteúdo dialogue com as pessoas, de maneira que sintam-se convidadas à reflexões críticas ao patrimônio histórico que estão visitando. Isso leva o visitante a  ocupar o espaço, sentindo-se pertencente ao bem histórico. 

 

O Projeto de Requalificação e Modernização do Centro de Patrimônio Cultural de Minas Gerais é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Iepha-MG e do Circuito Liberdade. O patrocínio master é da Cemig.. O patrocínio é da Gerdau. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. Viabilizado pela Lei Federal Incentivo à Cultura. Governo Federal – União e Reconstrução.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos