Você sabe como surgiu o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão na APPA?
A APPA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem como propósito viabilizar, promover e difundir a arte e a cultura, proporcionando uma mudança na sociedade, por meio da democratização do acesso e da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico cultural.
Com isso, o Comitê DE&I da APPA nasce em 2021, quando acontece o primeiro encontro dos integrantes no dia 28 de junho, também motivado pela necessidade de sensibilizar os colaboradores para com questões relativas aos grupos historicamente marginalizados, procurando relacionar tal cenário com a nossa atuação e como ela impacta a sociedade. A iniciativa, que parte das altas lideranças, também é impulsionada por uma crescente participação de diferentes vivências na equipe APPA.
É aí que surge a demanda de desenvolver um grupo de pesquisa e trabalho, pautado na Constituição Brasileira, e com o objetivo de defender os direitos humanos, acompanhar, servir de apoio e conscientizar sobre questões sociais. Desse modo, foi lançado o convite aos colaboradores que quisessem integrar um Comitê de Diversidade e Inclusão (ainda não havia sido incluído o termo Equidade).
Por meio desses encontros de pesquisa, foi identificada a oportunidade de atuação tanto na sensibilização e discussão de temas vinculados aos grupos historicamente minorizados – como pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PcD’s), pessoas negras e indígenas e mulheres –, como na promoção da diversidade de pessoas na instituição, assim como do desenvolvimento de uma cultura organizacional mais inclusiva. Ao longo desses encontros, o Comitê foi aprimorando ações de sensibilização, formação, reflexão nos conteúdos de extensão, assim como sua disponibilização – ampliando o leque de temas e discussões, como a inclusão de uma agenda preocupada com a conscientização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como forma de ampliar, potencializar e estruturar as propostas do Comitê, foi contratada uma consultoria especializada e, a partir dessa orientação, incluímos a Equidade (noção de igualdade material) ao nome, passando a compreender sua importância tanto na esfera profissional quanto social. Também foi elaborada uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão com a função de nortear as ações e objetivos da APPA na conquista de um ambiente mais diverso, seguro, inclusivo e com equidade.
A partir dessa consultoria, foi possível iniciar a elaboração de um planejamento para o ano de 2023, visando cumprir os compromissos descritos na nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Agora, o Comitê DE&I passa por uma importante etapa de aprimoramento do diálogo, ao aderir à ouvidoria da APPA, mediada pelo SIS Compliance – o que garante o anonimato –, visando sempre ao bom fluxo das relações entre os colaboradores, fornecedores, público e parceiros, por meio de uma escuta também atenta às questões sociais.
É desejo do Comitê DE&I compartilhar, futuramente, os conteúdos e os reflexos dos trabalhos realizados nos nossos encontros e das atividades propostas ao público interessado pela temática, por meio da comunicação externa de cunho educativo e que busque inspirar mais iniciativas como essa.
“Para mim, um Comitê de Diversidade em uma organização representa vontade de aprender e incluir. É o momento que percebo que há preocupação de mudança e de ações efetivas. E é muito significativo pra mim trabalhar em um ambiente que existe respeito e cuidado, considerando todes. Sinto que tenho um ambiente profissional mais digno e seguro.”
Cintya Dias (ela/dela)
Setor de Comunicação
“Eu sou suspeito para falar, pois para mim o diálogo é e sempre será a maior ferramenta de transformação que existe. A criação de um espaço de conversa, no qual posso escutar outras vivências e me expressar de forma livre (mesmo que eu esteja equivocado) e, dessa forma, poder moldar a minha forma de pensar, é simplesmente sensacional (…) Enfim, gostaria de deixar registrado que o Comitê de Diversidade propicia conhecimento, leveza, integração e mais sentido ao meu fazer profissional (…) Um forte abraço em todes integrantes do Comitê.”
Gustavo Fantauzzi (ele/dele)
Setor de Compras
“Tenho duas pequenas meninas em casa, vejo a importância em aprender para empoderá-las e prepará-las para tudo que, provavelmente, passarão. Além disso, estou tentando me colocar cada vez mais no lugar do outro, entender as lutas e dores de cada um, e, sempre que possível, fazer com que tais lutas sejam as minhas também”.
Guilherme Domingos (ele/dele)
Diretoria
““Eu, como colaboradora da APPA, mas principalmente como mulher e lésbica, vejo a importância desse tipo de iniciativa para qualquer instituição que busque respeitar e valorizar seus colaboradores, com um olhar direcionado para a diversidade que existe naquele meio, assim como em toda a sociedade. Afinal, esse é um caminho para promover nossas individualidades, nos tornar pessoas melhores e, quem sabe, construir um mundo mais justo e acolhedor para todos nós”.
Luciana Veloso (ela/dela)
Gerente de Projetos