COMITÊ DE diVERSIDADE, EQUIDADE & INCLUSÃO

Você sabe como surgiu o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão na APPA?

A APPA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem como propósito viabilizar, promover e difundir a arte e a cultura, proporcionando uma mudança na sociedade, por meio da democratização do acesso e da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico cultural.

 

Com isso, o Comitê DE&I da APPA nasce em 2021, quando acontece o primeiro encontro dos integrantes no dia 28 de junho, também motivado pela necessidade de sensibilizar os colaboradores para com questões relativas aos grupos historicamente marginalizados, procurando relacionar tal cenário com a nossa atuação e como ela impacta a sociedade. A iniciativa, que parte das altas lideranças, também é impulsionada por uma crescente participação de diferentes vivências na equipe APPA.

 

É aí que surge a demanda de desenvolver um grupo de pesquisa e trabalho, pautado na Constituição Brasileira, e com o objetivo de defender os direitos humanos, acompanhar, servir de apoio e conscientizar sobre questões sociais. Desse modo, foi lançado o convite aos colaboradores que quisessem integrar um Comitê de Diversidade e Inclusão (ainda não havia sido incluído o termo Equidade). 

 

Por meio desses encontros de pesquisa, foi identificada a oportunidade de atuação tanto na sensibilização e discussão de temas vinculados aos grupos historicamente minorizados como pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PcD’s), pessoas negras e indígenas e mulheres , como na promoção da diversidade de pessoas na instituição, assim como do desenvolvimento de uma cultura organizacional mais inclusiva. Ao longo desses encontros, o Comitê foi aprimorando ações de sensibilização, formação, reflexão nos conteúdos de extensão, assim como sua disponibilização ampliando o leque de temas e discussões, como a inclusão de uma agenda preocupada com a conscientização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Como forma de ampliar, potencializar e estruturar as propostas do Comitê, foi contratada uma consultoria especializada e, a partir dessa orientação, incluímos a Equidade (noção de igualdade material) ao nome, passando a compreender sua importância tanto na esfera profissional quanto social. Também foi elaborada uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão com a função de nortear as ações e objetivos da APPA na conquista de um ambiente mais diverso, seguro, inclusivo e com equidade.

 

A partir dessa consultoria, foi possível iniciar a elaboração de um planejamento para o ano de 2023, visando cumprir os compromissos descritos na nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão.

 

Agora, o Comitê DE&I passa por uma importante etapa de aprimoramento do diálogo, ao aderir à ouvidoria do Ouvex, mediado pelo Instituto de Integridade e Compliance – o que garante o anonimato , visando sempre o bom fluxo das relações entre os colaboradores, fornecedores, público e parceiros, por meio de uma escuta também atenta às questões sociais.

 

É desejo do Comitê DE&I compartilhar, futuramente, os conteúdos e os reflexos dos trabalhos realizados nos nossos encontros e das atividades propostas ao público interessado pela temática, por meio da comunicação externa de cunho educativo e que busque inspirar mais iniciativas como essa.

 

Previous
Next

Foto: Poly Acerbi
Integrantes: Alexander Teixeira, Ane Pepe, Pâmela Perdigão, Thabata Dias (acima), Virgínia Alves, Gabriel Bencastri e a ex-integrante Priscila Fiorini (abaixo). 

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos