Concertos serão no Palácio da Liberdade, nos dias 6 e 7 de dezembro, com entrada gratuita
Natal da Mineiridade – Apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: 18hs
Local: Palácio da Liberdade
Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)
Classificação indicativa: livre
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br
Lançado oficialmente em 23 de novembro, o Natal da Mineiridade contará com uma ampla programação, em Belo Horizonte e no interior, entre os dias 2 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024. A expectativa é que as atrações sejam acompanhadas por mais de três milhões de pessoas, entre moradores do estado e turistas. Nos dias 6/12 (quarta-feira) e 7/12 (quinta-feira), o Palácio da Liberdade irá receber duas apresentações conjuntas do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes.
Os concertos estão sendo preparados para que sejam verdadeiras celebrações da diversidade musical e artísticas dos dois grupos, com repertório composto por músicas conhecidas pelo público e alternadas entre o clássico e o contemporâneo. A regência será dos maestros Hernán Sánchez e Bruno Tadeu, que serão acompanhados pelo pianista Fred Natalino. Em virtude de acontecerem durante o período chuvoso, as apresentações serão realizadas sob uma tenda instalada nos jardins do Palácio da Liberdade. A entrada é gratuita, e não será necessária a retirada de ingressos.
O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Natal da Mineiridade – Apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes ”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.
De acordo com Hernán Sánchez, regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, os concertos de Natal são uma forte tradição em todos os principais corais do mundo. “Esta é uma época do ano muito especial para todos que apreciam a música coral. Será uma honra mostrar ao público essa integração entre o Coral Lírico e o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes. Preparamos juntos um repertório selecionado apenas para essas duas apresentações, com músicas de diferentes países e origens culturais, já que o Natal tem esse poder de unir as pessoas em torno da fé e da arte”, afirmou o maestro.
Já segundo Bruno Tadeu, maestro do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, a preparação para os concertos tem sido um grande desafio para os 36 alunos do coro, com idade entre 8 e 17 anos. “Os estudantes receberam com muito entusiasmo o convite para se apresentarem ao lado de um coral profissional. Será uma ótima oportunidade também para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, inclusive crianças e adolescentes que tenham o interesse de participar dos próximos processos seletivos para ingressarem no grupo”, destacou.
Programa:
1) Imagine (J. Lennon – arranjo de Jay Althouse)
2) Tourdion (madrigal renascentista – atribuído a Pierre Attaignant) – Castanholas: Alicia Maciel
3) In Memorian (C. Barratier e B. Coulais) – Solo: Camile Monteiro
4) Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber) – Solos: Samir Madariaga e Mariana Oliveira
5) In Dreams – tema do filme “O Senhor dos Anéis – A sociedade do anel” (Howard Shore) – Solo: Camile Monteiro
6) Es tönt ein voller Harfenklang (J. Brahms) – Solo flauta: Isabel Santana Cunha
7) Les Anges Dans Nos Campagnes – François-Auguste Gevaert
8) Ó Noite Santa – Adolphe Adam (Arr.: Tibiriçá)
9) Mr. Santa – Pat Ballard (Arr.: Fred Natalino) Concerto Natal 2019
10) For unto us (Nº 12) – Oratório “O Messias” – Georg Friedrich Handel
11) Hallellujah – Oratório “O Messias” – Georg Friedrich Handel
12) Carol of the Bells – M. Leontovich
13) Children’s Suite – Traditional Hymns – Arranjo: Mark Hayes
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Texto: Fundação Clóvis Salgado