NATAL DA MINEIRIDADE TERÁ APRESENTAÇÕES CONJUNTAS DO CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS COM O CORAL INFANTOJUVENIL PALÁCIO DAS ARTES

Concertos serão no Palácio da Liberdade, nos dias 6 e 7 de dezembro, com entrada gratuita


Natal da Mineiridade – Apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes

Data: 6 e 7 de dezembro  

Horário: 18hs

Local: Palácio da Liberdade

Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)

Classificação indicativa: livre 

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Créditos: Paulo Lacerda

Lançado oficialmente em 23 de novembro, o Natal da Mineiridade contará com uma ampla programação, em Belo Horizonte e no interior, entre os dias 2 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024. A expectativa é que as atrações sejam acompanhadas por mais de três milhões de pessoas, entre moradores do estado e turistas. Nos dias 6/12 (quarta-feira) e 7/12 (quinta-feira), o Palácio da Liberdade irá receber duas apresentações conjuntas do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes.

Os concertos estão sendo preparados para que sejam verdadeiras celebrações da diversidade musical e artísticas dos dois grupos, com repertório composto por músicas conhecidas pelo público e alternadas entre o clássico e o contemporâneo. A regência será dos maestros Hernán Sánchez e Bruno Tadeu, que serão acompanhados pelo pianista Fred Natalino. Em virtude de acontecerem durante o período chuvoso, as apresentações serão realizadas sob uma tenda instalada nos jardins do Palácio da Liberdade. A entrada é gratuita, e não será necessária a retirada de ingressos.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Natal da Mineiridade – Apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes ”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Créditos: Paulo Lacerda

De acordo com Hernán Sánchez, regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, os concertos de Natal são uma forte tradição em todos os principais corais do mundo. “Esta é uma época do ano muito especial para todos que apreciam a música coral. Será uma honra mostrar ao público essa integração entre o Coral Lírico e o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes. Preparamos juntos um repertório selecionado apenas para essas duas apresentações, com músicas de diferentes países e origens culturais, já que o Natal tem esse poder de unir as pessoas em torno da fé e da arte”, afirmou o maestro.

Já segundo Bruno Tadeu, maestro do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, a preparação para os concertos tem sido um grande desafio para os 36 alunos do coro, com idade entre 8 e 17 anos. “Os estudantes receberam com muito entusiasmo o convite para se apresentarem ao lado de um coral profissional. Será uma ótima oportunidade também para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, inclusive crianças e adolescentes que tenham o interesse de participar dos próximos processos seletivos para ingressarem no grupo”, destacou.

Programa:

1) Imagine (J. Lennon – arranjo de Jay Althouse)

2) Tourdion (madrigal renascentista – atribuído a Pierre Attaignant) – Castanholas: Alicia Maciel

3) In Memorian (C. Barratier e B. Coulais) – Solo: Camile Monteiro

4) Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber) – Solos: Samir Madariaga e Mariana Oliveira

5) In Dreams – tema do filme “O Senhor dos Anéis – A sociedade do anel” (Howard Shore) – Solo: Camile Monteiro

6) Es tönt ein voller Harfenklang (J. Brahms) – Solo flauta: Isabel Santana Cunha

7) Les Anges Dans Nos Campagnes – François-Auguste Gevaert

8) Ó Noite Santa – Adolphe Adam (Arr.: Tibiriçá)

9) Mr. Santa – Pat Ballard (Arr.: Fred Natalino) Concerto Natal 2019

10) For unto us (Nº 12) – Oratório “O Messias” – Georg Friedrich Handel

11) Hallellujah – Oratório “O Messias” – Georg Friedrich Handel

12) Carol of the Bells – M. Leontovich

13) Children’s Suite – Traditional Hymns – Arranjo: Mark Hayes

Créditos: Paulo Lacerda

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos