DIA DA AMAZÔNIA: TEMPO DE REFLETIR

A APPA acredita que cultura e sustentabilidade caminham juntas. Por isso, te convidamos a refletir sobre esse dia, criado para coincidir com a data em que D. Pedro II criou a província do Amazonas

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Além de suas belezas naturais, riquezas minerais, fauna e flora únicas no mundo, a Amazônia tem dimensões impressionantes. Ela se espalha por quase 7 milhões de km² de território e abrange nove países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil, o bioma é tão extenso que engloba três regiões, sendo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Inclusive, a capital do Amazonas, Manaus, é considerada o coração da Amazônia no Brasil.

Por isso, o Dia da Amazônia se volta a relembrar a população de que ela tem relevante papel no equilíbrio climático e ambiental, assim como na conservação dos recursos naturais.

Apesar de sua relevância, as diversas atividades predatórias colocam em risco a existência desse bioma. Atualmente ela passa por um gravíssimo processo de degradação. São milhares de hectares devastados diariamente, ameaçando sua existência e até sua possível regeneração de áreas degradadas pela mineração e pela grilagem de terra.

Como é a Amazônia

Vegetação: Formada por árvores nativas de grande porte, como a seringueira, o cedro e o mogno, a vegetação inclui diversos tipos de plantas e diferentes ecossistemas.

Fauna: Algumas estimativas apontam para mais de 30 milhões de espécies na Amazônia. A onça-pintada, o boto e a arara-vermelha são alguns animais símbolos desse bioma.

Recursos hídricos: Trata-se da maior bacia hidrográfica do mundo, com diversos rios em sua composição. No Brasil, destaca-se o Rio Amazonas, que possui mais de 10 mil afluentes. Sua importância para o mundo.

Mas, afinal, qual é a relevância dele para o mundo?

Em primeiro lugar, os rios da Amazônia influenciam no regime de chuvas de toda a América do Sul, incluindo países que não se localizam nesse bioma, como o Chile.

Para se ter uma ideia, o Rio Amazonas consiste em 1/5 das águas doces presentes nos oceanos do mundo.

Além disso, as florestas tropicais da Amazônia contribuem para equilibrar as crescentes mudanças climáticas, por meio do processo de retenção e armazenamento do carbono presente na atmosfera.

Por fim, existe uma infinidade de ecossistemas diversos que contribuem para a estabilidade das várias espécies no mundo, incluindo o homem.

O Dia da Amazônia é, sobretudo, um momento para trazer esses assuntos à pauta do dia, conscientizar a população dos riscos que a vida na Terra passa com sua devastação e buscar soluções para sua manutenção e uma forma alternativa e sustentável de exploração.

Por isso, o Dia da Amazônia se volta a relembrar a população de que ela tem relevante papel no equilíbrio climático e ambiental do Brasil e do mundo, assim como na conservação dos recursos naturais.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos