CTPF EM PLENA PRODUÇÃO DE NOVA ÓPERA DEVOÇÃO

Com estreia prevista para o mês de julho, ópera inédita conta a história de uma das maiores devoções religiosas de Minas Gerais e do Brasil, a do Bom Jesus de Matosinho, da cidade histórica de Congonhas

O figurinista Willam Rauch: “Compor uma ópera histórica requer muito estudo, experimentos e experiência para chegar ao resultado desejado pela produção”. (Crédito: Petrônio Souza)

Atingindo a marca histórica da 95ª produção operística, a Fundação Clóvis Salgado já está em produção de Devoção, ópera ambientada no século XVIII que conta a história do culto ao Bom Jesus de Matosinho, da cidade de Congonhas, onde fica o Santuário do Bom Jesus, obra maior de Aleijadinho e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Para a produção dessa grande ópera, o Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado se encontra a todo vapor, com as equipes técnicas criando figurinos, separando cenário e escolhendo adereços.

Com os figurinos assinados por William Rauch, os trabalhos no CTPF contam com a produção do setor de costuras, da confecção de figurinos, de adereços, além da participação da contra-mestra Thaires Scatolin, da aderecista Márcia Heredia e de Marcela Moreira, como assistente de figurino.

“Devoção” em figurinos

Com cenários e figurinos de época, neste momento a equipe técnica está finalizando as peças do coral, composto por 71 integrantes, sendo que a apresentação inaugural em Congonhas, marcada para o dia 13 de julho, no Santuário Bom Jesus, contará com a participação especial do Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas, composto por 38 integrantes.

O figurinista Willam Rauch destaca que cada “coralista, bailarino e personagem terá seu figurino específico, feito sob medida, sendo que nesses dias o CTPF está recebendo a visita diária dos artistas para experimentarem as peças e fazermos os ajustes. Compor uma ópera histórica, com figurino de época, é sempre um grande desafio, requer muito estudo, experimentos e experiência para chegar ao resultado desejado pela produção. E, para isso, ter uma equipe dedicada e engajada é fundamental”.

Muito aguardada, Devoção contará com a participação do Coral Lírico Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Cia. de Dança Palácio das Artes, além de solistas convidados. As récitas acontecem no dia 13 de julho, em Congonhas, e nos dias 19, 20, 22 e 23 de julho, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Os ingressos já estão à venda.

Devoção é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. O patrocínio master é da Cemig e do Instituto Cultural Vale. O patrocínio prime é da ArcelorMittal e do Instituto Unimed BH. A promoção é da Rede Minas e da Rádio Inconfidência. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Concerto contará com um profissional intérprete de LIBRAS para o acompanhamento das ações e orientação ao público PCD auditivo, nos espaços que dão acesso ao teatro.

A gestão do CTPF conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os mantenedores são Cemig e Instituto Cultural Vale. O patrocínio master é da ArcelorMittal. O patrocínio é da Usiminas. O apoio é da AngloGold Ashanti. A promoção é da Rádio Inconfidência e Rede Minas. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. A realização é do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, do Circuito Liberdade, e do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos