CÂMERASETE PROMOVE BATE-PAPO COM OS CURADORES DA EXPOSIÇÃO “OUTROS OUTROS”

Conversa entre João Castilho e Pedro Davi, com mediação do diretor artístico da exibição Eugênio Sávio, vai explorar o conceito curatorial da mostra. Evento, que é gratuito, acontece dia 29 de junho (quinta-feira), às 19h.


Bate papo “Outros Outros” com João Castilho e Pedro David

Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais

Endereço:  Av. Afonso Pena, 737 – Centro, Belo Horizonte/MG

Data e horário: 29 de junho, às 19h

Entrada Gratuita

Classificação Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400


Obra de Jose Ramon Bas – Exposição Outros Outros. (Crédito: Divulgação)

A exposição “Outros Outros”, quesegue acontecendo até o dia 5 de agosto na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, promove nesta quinta-feira (29/06), às 19h, um bate-papo entre João Castilho e Pedro David. A conversa entre os curadores será mediada pelo diretor artístico da mostra Eugênio Sávio e vai tratar dos conceitos, da expografia e do processo curatorial que envolve a exibição. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Tanto a exposição quanto o evento desta semana são fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Festival Foto em Pauta.

João Castilho, um dos curadores da exposição, explica um pouco do conceito por trás da mostra “Outros Outros”.  “A curadoria trouxe um grupo de artistas que trabalha a ideia do ‘outro’ de forma ampliada. Temos aqueles que vão ao encontro do ‘outro’ e estabelecem nesse contato uma prática relacional de respeito, de afeto e de troca. E por outro lado, temos os artistas que expandem a ideia de ‘outro’ para além do humano, em direção ao não-humano. Em “Outros Outros” há uma grande diversidade nas formas de expor as obras. Há trabalhos montados como instalações, por exemplo, o grande muro de imagens do artista José Ramón Bas”, pontua.

Um dos alicerces do Foto em Pauta e da mostra “Outros Outros” é realizar um trabalho curatorial que, além de explorar as possibilidades da linguagem fotográfica enquanto processos estéticos ampliados, incorpore a diversidade de artistas de várias regiões e gerações. ”Nos interessa ao mesmo tempo descobrir novos trabalhos e novos artistas e também rever trabalhos mais antigos, realizados em outras épocas. E depois, colocar esses trabalhos em contato na expografia da mostra”, explica João Castilho.

Cao Guimarães, Paula Sampaio, Elza Lima, Joaquim Paiva, José Ramón Bas, Paula Pedrosa, Dolores Orange, Maureen Bisilliat, Ana Lira, Yann Gross e Emrah Kartal são os artistas presentes na exposição que pode ser visitada até 5 de agosto.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição Outros Outros na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm COMO MANTENEDORES CEMIG E INSTITUTO CULTURAL VALE, PATROCÍNIO MASTER DA ARCELORMITTAL, PATROCÍNIO DA USIMINAS E DA VIVO E Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Obra de Yann Gross – Exposição Outros Outros. (Crédito: Divulgação)

FOTO EM PAUTA – Com o objetivo de trazer para Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira, o Foto em Pauta é uma iniciativa que acontece na capital mineira desde 2004 e fomenta o diálogo entre público e autores. Nos encontros, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas, em debates abertos ao público. Depois de oito anos de sucesso do projeto Foto em Pauta, foi criado o Festival de Fotografia na cidade de Tiradentes, que acontece no primeiro semestre do ano, entre o Carnaval e a Semana Santa, e conta com atividades ministradas por grandes nomes da fotografia no Brasil e no mundo.

CÂMERASETE – CASA DA FOTOGRAFIA DE MINAS GERAIS – Localizada em plena Praça Sete, vizinho do histórico Café Nice, o prédio já havia abrigado o Instituto Moreira Salles, importante instituição voltada para a fotografia em nosso país. A Fundação Clóvis Salgado, atenta à potência atual da fotografia mineira contemporânea, retificou a destinação do espaço para focar especificamente nesse campo das artes visuais. Foi renomeado, então, como CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, para explicitar a retomada da sua vocação inicial. Além de ser um espaço expositivo, o equipamento tem o compromisso de desenvolver a formação de público nesse segmento.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos