BIG BAND CEFART NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Terceira edição do concerto, resultado de uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado, terá repertório com sucessos de Tom Jobim, João Bosco e Bruno Mars


Big Band Cefart na Biblioteca Pública de Minas Gerais

Data: 30 de abril

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

(Praça da Liberdade, 21, Savassi, Belo Horizonte)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400


Está chegando a primeira edição do Big Band Cefart. (Crédito: Paulo Lacerda)

A terceira edição do concerto da Big Band Cefart na Biblioteca Pública de Minas Gerais, viabilizada por uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado, levará ao público uma noite especial no dia 30 de abril, terça-feira, às 19hs. O evento, que conta com entrada gratuita e classificação indicativa livre, promete encantar o público com um repertório diversificado que celebra clássicos do jazz, do pop e de ritmos brasileiros.

Composta por alunos do curso de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, a Big Band Cefart é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração nas famosas Orquestras de Jazz americanas. Sob a direção artística e regência de Camilo Christófaro, e com a participação dos professores Gustavo Machado e Luis Flávio Aguiar Miranda, o grupo apresentará um repertório que inclui sucessos de artistas consagrados como Bruno Mars, João Bosco e Tom Jobim. Entre as músicas escolhidas para o concerto, destaque para “Sweet Caroline” de Neil Diamond, “My Favorite Things” de Richard Rodgers, “Lamento” de Pixinguinha, “All of Me” de Seymour Simons Gerald, “Só Danço Samba” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Uptown Funk” de Bruno Mars.

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Big Band Cefart na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.

O diretor artístico e regente Camilo Christófaro destaca que em 2024 muitos novos alunos se integraram à Big Band Cefart, o que, segundo ele, foi importante para o grupo. “A gente conseguiu fazer uma boa preparação para montar um belo concerto e começar os trabalhos da Big Band esse ano. O repertório foi baseado nesses seis anos de trabalhos da banda, e o que mais chamou a nossa atenção foi uma participação efetiva de cantoras e cantores da escola. Acredito que durante o ano isso vai aparecer com regularidade, e será muito interessante para apresentarmos outros repertórios dentro do contexto da música popular”, explica Camilo. 

A projeção para o evento é a melhor possível. “Estamos abrindo essa série de concertos que acontecem no teatro da Biblioteca Pública Estadual. É o terceiro ano em que os concertos acontecem lá, e isso é muito positivo para os alunos de Tecnologia da Cena e da Escola de Música. É um lugar que sempre nos recebe muito bem, e a expectativa é que a gente faça bons concertos ao longo de 2024”, conclui Camilo.  

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos