MUSEU MINEIRO RECEBE A EXPOSIÇÃO “CTPF: PARA DAR VIDA À ÓPERA”

A mostra apresenta figurinos pertencentes ao Centro Técnico de Formação e Produção Raul Belém Machado, da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela salvaguarda de todo o acervo produzido pela Fundação nas últimas cinco décadas

A exposição promete levar o público para uma viagem ao longo das produções operísticas da Fundação Clóvis Salgado. (Crédito: Divulgação CTPF)

Com entrada franca e apresentando os mais representativos figurinos das montagens operísticas da Fundação Clóvis Salgado, a abertura da Mostra acontece nesta quarta-feira, no Museu Mineiro. A Exposição ficará em cartaz até o dia 28 de abril, com visitação de terça à sexta-feira, das 12h às 19h, e nos sábados e domingos, das 11h às 17h.

A Mostra apresenta figurinos que fizeram parte de óperas icônicas apresentadas no Palácio das Artes ao longo dos últimos 50 anos de grandes produções operísticas da Fundação Clóvis Salgado.

Os figurinos selecionados para a mostra pelo CTPF integraram as óperas: A Flauta Mágica, montagem de 1984; Don Giovani, de 1998; Turandot, de 2004; A Viúva Alegre, de 2012; Romeu e Julieta, de 2016 e Aleijadinho, de 2022.

Exposição “CTPF: Para Dar Vida à Ópera”. (Crédito: Divulgação CTPF)

A gestão do CTPF conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os mantenedores são Cemig e Instituto Cultural Vale. O patrocínio master é da Arcelor Mittal. O patrocínio é da Usiminas. O apoio é da AngloGold Ashanti. A promoção é da Rádio Inconfidência e Rede Minas. A correalização é da APPA – Cultura & Patrimônio. A realização é do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, do Circuito Liberdade, e do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

O Museu Mineiro fica na Av. João Pinheiro, 342, no bairro de Lourdes. Informações (31) 3269-1103 – museumineiro@cultura.mg.gov.br


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos