APPA INFORMA N°28: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

APPA anuncia reposicionamento

O reposicionamento foi anunciado para os colaboradores em março. O presidente Xavier Vieira explicou que a APPA não irá deixar de atuar na programação artística. (Créditos: Poly Acerbi)

A APPA – Arte e Cultura agora é APPA – Cultura & Patrimônio! A Associação apresenta seu reposicionamento com o objetivo de reafirmar que arte e cultura caminham juntas e, ao mesmo tempo, destacar o compromisso com o patrimônio – área em que possui vasto portfólio e expertise.

O anúncio do reposicionamento foi feito para todos os colaboradores no tradicional Café com o Presidente, realizado em 22 de março. Sobre esse cenário e a nova fase da entidade, o presidente da APPA, Xavier Vieira, explicou: “não vamos deixar de atuar na programação artística. Nossa intenção, com o reposicionamento, é enfatizar também nossa expertise na esfera patrimonial. Essa frente de atuação não é recente, mas está em franca expansão com projetos em todo o Brasil, incluindo a região norte”.


Reposicionamento celebra expansão na área patrimonial

Referência no setor artístico e cultural há mais de três décadas, a entidade se firma também com as atuações de resgate, restauração e revitalização de patrimônios culturais em todo o Brasil.

Essa esfera de atuação tem ganhado destaque nacional, por meio da atuação na Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá, e no Real Forte Príncipe da Beira, em Rondônia. Ambos os equipamentos são candidatos a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

No currículo, a entidade possui diversas outras ações na área patrimonial, com atuações na Pinacoteca Cemig Minas Gerais, Centro do Patrimônio Cultural Cemig, Bicame de Nova Lima e entre inúmeros outros projetos.

As ações patrimoniais na Fortaleza de São José de Macapá são resultado de uma parceria entre a APPA e o Governo do Estado do Amapá e contam com patrocínio do BNDES. (Créditos: Divulgação)

APPA, uma história de sucesso

Com o reposicionamento, a logo também teve sua tagline reformulada: de APPA – Arte e Cultura para APPA – Cultura & Patrimônio.

Criada inicialmente como Associação dos Patronos do Palácio das Artes, a APPA teve sua primeira logomarca criada informalmente no começo dos anos 90.

No ano 2001, foi adotada uma nova logo, criada por seu atual conselheiro e publicitário Simão Lacerda. A nova logo fez parte do primeiro reposicionamento da entidade, iniciado em 2000, quando sua denominação oficial mudou para Associação Pró-Cultura Palácio das Artes, instituindo novo estatuto e se tornando uma Oscip federal (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A APPA foi a primeira entidade da área cultural brasileira a obter essa titulação.

Dez anos depois, em 2010, ocorreu nova reformulação de seu estatuto e alteração da denominação para Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes.

Em 2018, dentro das comemorações dos seus 25 anos, a APPA adotou uma nova identidade visual e as palavras “Arte e Cultura” em seu nome.

Em 2021, integrando as comemorações dos seus 28 anos, a APPA adotou uma logo comemorativa – fato que se repetiu em 2023, adotando agora o número 30, alusivo às três décadas de atividades.


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos