COMITÊ DE DIVERSIDADE, EQUIDADE & INCLUSÃO DA APPA PROMOVE ENCONTRO NO PALÁCIO DA LIBERDADE

O bate-papo com integrantes do Receptivo e  Educativo do Palácio teve como tema “Conversando sem Tabus: Respeito e Diversidade no Ambiente Profissional”

O Programa Receptivo Educativo do Palácio da Liberdade participou de um bate-papo com o Comitê de Diversidade da APPA. (Crédito: Poly Acerbi)

Um encontro quase informal, em formato de um grande bate-papo, aconteceu na semana passada, na Sala de Cinema do Palácio da Liberdade, entre membros do Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA e a equipe do Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade. 

Com a institucionalização de seu Comitê DE&I, a APPA – Cultura & Patrimônio vem trabalhando esses temas nos espaços e equipamentos em que é parceira. O Comitê já promoveu encontros no Palácio das Artes e no CTPF – Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, da Fundação Clóvis Salgado.

Com a plateia da Sala de Cinema formada por mais de 20 pessoas, o encontro contou com a abordagem e discussões de temas sensíveis em nossa sociedade, como o assédio, o racismo, o bullying e a homofobia.

Capacitação

Buscando trazer boas práticas para o Receptivo e Educativo do Palácio, criando assim um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, o encontro serviu também para dar uma melhor preparação e formação para a recepção e abordagem a todos os visitantes da antiga sede do governo de Minas Gerais.

A iniciativa do encontro surgiu da vontade de sempre buscar uma formação maior para todo o Receptivo e Educativo do Palácio, objetivando uma unidade no atendimento ao turista e uma preparação mais clara para abordagens específicas aos diversos públicos, além de uma preparação melhor de como lidar e administrar adversidades corriqueiras em um ambiente de trabalho. 

Receptividade inclusiva

Para Gabriel Bencastri, membro do Comitê DE&I e coordenador de Projetos Incentivados da APPA, “o que fica dessa iniciativa é a orientação de que a equipe do Palácio da Liberdade continue trabalhando em um ambiente seguro, colaborativo, amistoso e saudável. Isso tudo reflete na recepção ao visitante, tornando esse grande equipamento cultural um lugar ainda mais interessante, belo e prazeroso para se conhecer e visitar”.

Gabriel Bencastri, membro do Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão da APPA. (Crédito: Poly Acerbi)

Segundo Suely Monteiro, coordenadora do Programa do Educativo do Palácio, “esse bate-papo é muito positivo para nossa equipe, que é formada por jovens, e os assuntos abordados perpassam pela nossa vida aqui e em toda sociedade. Isso vem trazer segurança para a equipe no atendimento, nas respostas, nos posicionamentos e até mesmo na compreensão das situações. Aqui sempre fazemos alinhamentos no fim do dia para entendermos como tudo transcorreu. E esses temas são recorrentes. Então, esse bate-papo vem nos esclarecer pontos importantes e deixar um legado não apenas para nosso Receptivo, mas também para a vida cotidiana de cada um de nós”. 

De acordo com Júlia Kern, Produtora Cultural do Palácio, “esse encontro é de grande importância para todos nós, porque ele diz respeito à nossa formação, pois somos uma equipe bem diversa, assim como o público que recebemos aqui no Palácio. Saber abordar, compreender e conduzir momentos que fogem ao nosso controle requer uma preparação, uma capacidade de perceber o que está se passando, e esse encontro vem nos dar esse embasamento. O que acho de extrema importância é que ele seja contínuo, renovando assim e atualizando nossos conceitos e percepções”. 

A visitação e a programação educativa/cultural do Palácio da Liberdade contam com patrocínio master da Copasa, realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Cultura e Patrimônio, por meio de Termo de Parceria firmado em 2023.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos