ESTUDOS DE CINEMA EM ABRIL TRARÁ TERROR COM FOCO EM NARRATIVAS SOBRE POSSESSÃO

Clássicos como “O Exorcista” e sucessos recentes como “Fale Comigo” serão exibidos e comentados nas tardes das três primeiras sextas-feiras do mês, propiciando um debate sobre os corpos entregues ao medo e suas diversas representações no cinema


Estudos de Cinema | Ciclo II – Corpos Entregues ao Medo: Cinema de Possessão

Datas: 5/4 (sexta-feira), 12/4 (sexta-feira) e 19/4 (sexta-feira)

Horários: Variáveis, no período da tarde

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificações Indicativas: Variáveis

Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema

Informações para o público: (31) 3236-7400


Fale Comigo. (Crédito: Danny Philippou e Michael Philippou)

Lançado em março de 2024, o projeto “Estudos de Cinema” chega a seu segundo ciclo de programação no mês de abril com uma seleção de filmes centrados no forte imaginário da possessão no cinema. As exibições acontecem nas tardes das três primeiras sextas-feiras do mês, dias 5/4, 12/4 e 19/4, no Cine Humberto Mauro. Serão cinco filmes divididos em três recortes, além de uma palestra ao final sobre o tema do ciclo, intitulada “Corpos Entregues ao Medo: Cinema de Possessão”. Todas as sessões do Cine Humberto Mauro são gratuitas. Os ingressos para os filmes do projeto “Estudos de Cinema” podem ser retirados a partir de 1 hora antes, na bilheteria do cinema.

A curadoria, realizada pelo professor José Ricardo Miranda Jr., marca a parceria do Cine Humberto Mauro com a plataforma criada por ele, a “De Filme em Filme”. O principal objetivo do projeto é proporcionar ao público a oportunidade de explorar e aprender sobre cinema de maneira contínua e integrada, buscando gerar um aprofundamento de sua compreensão e apreciação pela sétima arte. Em abril, o primeiro dia de exibições gira em torno do mote “Possessão e o estar no mundo”, e traz os filmes “Possessão” (1981), de Andrzej Zulawski, e “Madre Joana dos Anjos” (1961), dirigido por Jerzy Kawalerowicz. Já o segundo dia vem com a proposta “Mobilizações dos corpos: possessão e performance”, a partir dos filmes “Os Demônios” (1971), de Ken Russell, e “Fale Comigo” (2022), realizado pelos irmãos Danny e Michael Philippou. A última sessão, antes da palestra, dará ao público a oportunidade de assistir no cinema ao clássico absoluto do terror “O Exorcista” (1973), sob a perspectiva “Fé, medo e o vazio existencial”.

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a faixa de programação “Estudos de Cinema – Corpos Entregues ao Medo: Cinema de Possessão”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal. Brasil, União e Reconstrução.

A condição humana à luz do horror – O ciclo aborda as diversas representações e significações da possessão no cinema, desde sua esfera política, espiritual e até mesmo digital, refletindo nuances contemporâneas a partir de diversas provocações. Como esses corpos entregues a elementos externos são reconfigurados para habitar o mundo em um outro sentido de existência? O que significa um corpo que se entrega a uma ideia, a um espírito, e às vezes ao vazio da própria existência, sendo tomado por algo externo? Quais elaborações pode guardar um cinema que se volte para estas questões? “No mês de abril nós temos uma mudança radical de temas. Saímos de março, com a questão da mulher no faroeste e todas as ressignificações dessa presença, e em abril nos voltamos para o cinema de possessão, um tema muito interessante e quase um subgênero dentro do cinema de terror. Nossa abordagem tem, a cada semana, uma ideia de progressão”, explica o curador e professor José Ricardo Miranda Jr.

Cada obra escolhida apresenta uma narrativa diferente sobre as transformações pelas quais alguns corpos atravessam. Enquanto filmes como “Os Demônios” e “Madre Joana dos Anjos” recuperam o histórico caso das Possessões de Loudun (acontecido na França do século XVII), “O Exorcista”, “Fale Comigo” e “Possessão” investem no horror corporal e gráfico, os primeiros apresentando a juventude corrompida por entidades malignas, e o terceiro lidando com questões existenciais, filosóficas e políticas em meio à conflituosa separação de um casal na Berlim dividida. José Ricardo Miranda Jr. deixa o convite para o público. “Os espectadores podem esperar filmes transgressores e perturbadores, mas também poéticos. São narrativas poderosas que, ao invés de serem distanciadas da nossa realidade, se aproximam do nosso mundo, colocando-o no centro da discussão. Ainda que estejamos falando de algo sobrenatural, boa parte dos filmes estão dizendo de coisas naturais, da dimensão humana e da nossa existência no mundo”, reflete o curador.

Os Demônios – Crédito Ken Russell

PROGRAMAÇÃO

05/04 – “Possessão e o estar no mundo”

15h “Possessão” (Possession, Andrzej Zulawski, França – Alemanha Ocidental, 1981) | 14 anos | 2h04

17h15 “Madre Joana dos Anjos” (Matka Joanna od Aniolów, Jerzy Kawalerowicz, Polônia, 1961) | 18 anos | 1h50

12/04 – “Mobilizações dos corpos: possessão e performance”

15h “Os Demônios” (The Devils, Ken Russell, Reino Unido, 1971) | 18 anos | 1h51

17h15 “Fale Comigo” (Talk to Me, Danny Philippou, Michael Philippou, Austrália – Reino Unido, 2022) | 16 anos | 1h35

O Exorcista. (Crédito: William Friedkin)

19/04 – “Fé, medo e o vazio existencial”

15h “O Exorcista” (The Exorcist, William Friedkin, EUA, 1973) | 16 anos | 2h02

17h15 Palestra sobre o tema do Ciclo – “Corpos Entregues ao Medo: Cinema de Possessão”

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos