FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO ABRE 350 VAGAS GRATUITAS PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO CEFART

Prazo para inscrições vai de 21 de março a 1º de abril. As vagas são para as Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ABERTURA DE VAGAS / CURSOS GRATUITOS DE EXTENSÃO CEFART

Inscrições: 21/03 a 01/04, no site da FCS www.fcs.mg.gov.br  

 Resultado final: 08 de abril de 2024, no site da FCS www.fcs.mg.gov.br  

Matrícula: 09 a 14 de abril de 2024, por meio de formulário a ser enviado por e-mail para os (as) candidatos (as) aprovados (as)

Início das aulas: a partir do dia 22 de abril (de acordo com o horário das aulas de cada curso ofertado)

Informações para o público: (31) 3236-7400 / www.fcs.mg.gov.br 


Os alunos de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado irão realizou um concerto especial com releituras de clássicos do Clube da Esquina, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado abriu nesta quinta-feira, dia 21 de março, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de novos estudantes para os Cursos de Extensão das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, com início das aulas entre os meses de abril e junho de 2024. Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.

CONFIRA AQUI O EDITAL NA ÍNTEGRA

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. São 350 vagas para 14 cursos, que vão desde Musicalização Infantil, para crianças a partir de 6 anos de idade, até cursos voltados para adolescentes e adultos. Os cursos são divididos entre as modalidades presencial e remota. As faixas etárias para cada um dos cursos, assim como os formulários de inscrição e as demais informações, estão disponíveis no link:  https://fcs.mg.gov.br/eventos/cursos-de-extensao/  

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Inscrições abertas para Cursos de Extensão do Cefart”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e do Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal – Brasil. União e Reconstrução.

Os Cursos de Extensão do Cefart visam democratizar o acesso ao conhecimento e caracterizam-se como uma categoria de ingresso a partir da qual os estudantes têm acesso a uma formação de curta duração, focada em competências e habilidades específicas. Têm como objetivo atender às demandas dos (as) candidatos (as) que não possuem disponibilidade para cursarem integralmente os cursos regulares do Cefart, ou que desejam participar de forma mais pontual dos processos artístico-pedagógicos oferecidos pela instituição.

Voltados majoritariamente para alunos iniciantes, os cursos foram idealizados de forma a atrair o público com temáticas presentes em seu cotidiano. Destaque, por exemplo, para os cursos de História em Quadrinhos, Forró e Desenho Criativo.

Os resultados para a seleção das vagas serão publicados no dia 8 de abril no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br As matrículas serão realizadas entre os dias 9 e 14 de abril, também através de um formulário on-line. As aulas terão início a partir do dia 22 de abril, de acordo com o calendário de cada curso.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: selecaocefart@palaciodasartes.com.br

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos