CINE HUMBERTO MAURO INAUGURA MOSTRA “CLÁSSICAS: MULHERES NA DIREÇÃO” COM ÉPICO SOBRE GUERREIRAS AFRICANAS

“A Mulher Rei” é protagonizado por Viola Davis, vencedora do Oscar; sessão será comentada pela crítica e pesquisadora Yasmine Evaristo


Clássicas: Mulheres na Direção – “A Mulher Rei”

Data: 1/3 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400


A Mulher Rei. (Crédito: Divulgação FCS)

A quarta edição da mostra “Clássicas: Mulheres na Direção” terá início na sexta-feira, 1º de março, e estará em cartaz até o dia 27 do mesmo mês. Para inaugurar a mostra, o Cine Humberto Mauro exibirá, às 19h30, o filme “A Mulher Rei” (The Woman King, 2022), dirigido por Gina Prince-Bythewood. A sessão será comentada por Yasmine Evaristo, crítica de cinema que pesquisa a representação e representatividade de pessoas negras no cinema. O Cine Humberto Mauro fica localizado no Palácio das Artes e a mostra é gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema.

A obra, considerada um épico histórico, é inspirada em fatos reais e conta a história da unidade de guerreiras Agojie, composta apenas por mulheres. Elas protegiam o reino africano de Daomé nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. “A Mulher Rei” acompanha a emocionante jornada da General Nanisca, interpretada pela vencedora do Oscar Viola Davis, enquanto ela treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo determinado a destruir o modo de vida daquelas mulheres.

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal. Brasil, União e Reconstrução.

“Narrativas sobre acontecimentos históricos sempre foram contadas por meio das ficções de Hollywood, mas a maior parte dessas histórias são narradas do ponto de vista de personagens estadunidenses e/ou europeus. No entanto, em ‘A Mulher Rei’, podemos conhecer parte da história do Reino de Daomé contada do ponto de vista das personagens femininas que representam o exército de amazonas africanas, referenciadas até hoje na cultura pop”, explica Yasmine Evaristo.

A Mulher Rei. (Crédito: Divulgação FCS)

A mostra “Clássicas: Mulheres na Direção” está integrada às comemorações do Dia Internacional da Mulher e reafirma o compromisso da Fundação Clóvis Salgado de destacar, enaltecer e analisar a contribuição feminina para a criação cinematográfica. Para ressaltar a multiplicidade e a riqueza dos olhares femininos, a seleção das obras abrange desde produções hollywoodianas até exemplares do cinema de Minas Gerais, evidenciando o papel imprescindível das mulheres na transformação do panorama histórico da sétima arte. Serão exibidos filmes de renomadas diretoras, como Dorothy Arzner, Clarissa Campolina, Sofia Coppola e Greta Gerwig.

Sinopse:

A Mulher Rei. (Crédito: Divulgação FCS)

A Mulher Rei segue a trajetória de Nanisca (Viola Davis), comandante do exército do Reino de Daomé no século XIX. Liderando o Agojie, um grupo militar exclusivamente feminino, ela e suas companheiras enfrentaram colonizadores franceses, tribos rivais e a ameaça de escravidão imposta por conflitos constantes. As mulheres, então, desempenharam um papel crucial na resistência contra a exploração, protegendo seu povo e terras em meio a momentos históricos tumultuados.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 46 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos