CINE HUMBERTO MAURO LANÇA “ESTUDOS DE CINEMA”, PROJETO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A SÉTIMA ARTE

Iniciativa irá debater diferentes eixos culturais; primeira edição será com o tema “Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”


Estudos de Cinema – Elas na terra desolada: a mulher no faroeste

Data: De 1º a 29 de março

Horário: consultar a programação

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Entrada gratuita

Classificação indicativa: consultar a programação

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Dívida de Honra, de Tommy Lee Jones. (Crédito: Divulgação)

Sempre em busca de novos projetos e iniciativas capazes de complementar a programação e fortalecer a sua identidade de espaço público aberto a todos os processos que envolvem a Sétima Arte, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, inaugura no dia 1º de março uma parceria com o canal “De filme em filme”, criado em 2021 e idealizado pelo professor de Cinema e curador do programa, José Ricardo Miranda Jr.

Com programação já definida até o começo do segundo semestre, o projeto “Estudos de Cinema” irá apresentar todo mês um ciclo composto pela exibição de filmes e realização de palestras e debates em torno de um determinado eixo curatorial. Para inaugurar a iniciativa, o tema escolhido foi “Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”. Ao longo de todas as sextas-feiras de março, serão exibidos, sempre no período da tarde, oito filmes centrados na figura feminina e inseridos neste gênero tão historicamente marcado pelo protagonismo dos homens.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Estudos de Cinema – Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e Correalização da APPA – Arte e Cultura.  

Ao final do ciclo, no dia 29 de março, após a exibição de “Dívida de Honra”, haverá uma palestra, seguida de debate, ministrada pelo curador do projeto. De acordo com José Ricardo, dos oito filmes selecionados, quatro são dirigidos por mulheres, e os outros quatro têm seus roteiros centralmente construídos em torno da perspectiva feminina.

Os longas foram produzidos entre 1954 e 2018, traçando assim um amplo panorama sobre a figura da mulher nos filmes de faroeste. “Entendemos o Cinema como uma arte formativa e democrática, e por isso nada melhor do que iniciar este projeto destacando o protagonismo das mulheres, especialmente neste gênero em que elas tradicionalmente são tão silenciadas”, observou.   

Já segundo o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, o “Estudos de Cinema” reforça o caráter formativo do Cine Humberto Mauro como um ambiente não apenas destinado a exibições, mas também a reflexões sobre a arte cinematográfica.

“O principal objetivo do projeto é proporcionar ao público a oportunidade de explorar e aprender sobre Cinema de maneira contínua e integrada, buscando gerar um aprofundamento de sua compreensão e apreciação pela sétima arte. Essa busca inclui o estímulo à formação de público por meio de uma programação diversificada, que abrange desde clássicos até obras contemporâneas, nacionais e internacionais, visando contemplar uma gama mais ampla e diversificada de espectadores”, afirmou.

Os ingressos para toda a programação do projeto “Estudos de Cinema” são gratuitos e deverão ser retirados na bilheteria do Cine Humberto uma hora antes de cada exibição. Confira a programação do mês de março:

O Rouxinol, de Jennifer Kent. (Crédito: Divulgação)

Elas na terra desolada: a mulher no faroeste

01/03

15:00 O Atalho (Meek’s Cutoff, Kelly Reichardt, EUA, 2010) | 14 anos | 1h44

17:00 O Rouxinol (The Nightingale, Jennifer Kent, Austrália-Canadá, 2018) | 16 anos | 2h 16

08/03  

15:00 Quando Chega a Escuridão (Near Dark, Kathryn Bigelow, EUA, 1987) | 16 anos | 1h34

17:00 Mortos de Fome (Ravenous, Antonia Bird, EUA, 1999) |14 anos | 1h41

15/03  

15:00 Era uma Vez no Oeste (C’era una Volta il West, Sergio Leone, EUA-Itália-Espanha, 1968) | 16 anos | 2h46

22/03

15:00 Johnny Guitar (Nicholas Ray, EUA, 1954) | 14 anos | 1h50

17:00 Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, Sam Raimi, EUA-Japão, 1995) | 14 anos | 1h48

29/03

15:00 Dívida de Honra (The Homesman, Tommy Lee Jones, EUA-França, 2014) | 16 anos | 2h

17h10-18:20h Palestra e debate “Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos