FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO LEVA CONCERTO DO CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS PARA NOVA LIMA

Após temporada de sucesso em Belo Horizonte, “Noites Líricas” será primeira apresentação após parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Prefeitura de Nova Lima


Noites Líricas em Nova Lima

Data: 28 e 29 de fevereiro  

Horário: 19 horas

Local: Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima – Nova Lima

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre  

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Noites Líricas, no Palácio da Liberdade. (Crédito: Paulo Lacerda).

No dia 13 de dezembro de 2023, a Fundação Clóvis Salgado e a Prefeitura de Nova Lima assinaram um Protocolo de Intenções visando uma mútua colaboração para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais. Pouco mais de dois meses depois, a iniciativa será responsável, nos dias 28 (quarta-feira) e 29 (quinta-feira) de fevereiro, pela apresentação do concerto “Noites Líricas”, do Coral Lírico de Minas Gerais.

Os espetáculos serão às 19 horas, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, em Nova Lima, com entrada gratuita. A retirada de ingressos será realizada na bilheteria do teatro e terá início uma hora antes de cada concerto. A classificação é livre.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Noites Líricas em Nova Lima”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal. 

Em Belo Horizonte, o “Noites Líricas” foi apresentado em duas oportunidades no Palácio da Liberdade, ambas no segundo semestre de 2023, com lotação completa do espaço e ampla aprovação do público.

O repertório do concerto será composto por trechos de “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, uma das óperas mais famosas do repertório mundial. Os figurinos serão do Centro Técnico de Produção e formação do Palácio das Artes. A regência ficará à cargo do maestro titular do CLMG, Hernán Sánchez, diretor geral e preparador musical do espetáculo, que nesta edição do “Noites Líricas” em Nova Lima será acompanhado pelo pianista Fred Natalino. Destaque também para a participação especial e exclusiva de cantores do Coral Lírico de Minas Gerais, tanto como coralistas como nas partes solistas.

Noites Líricas, no Palácio da Liberdade. (Crédito: Paulo Lacerda).

De acordo com o maestro Hernán Sánchez, “será uma grande honra levar o concerto para Nova Lima. Estamos preparando duas apresentações muito especiais, baseadas em uma obra tão importante como ‘La Traviata’. O público terá a oportunidade de acompanhar um belo espetáculo”, concluiu. 

O Coral Lírico de Minas Gerais tem particular afeição pela música operística, sendo um dos poucos coros brasileiros que executa uma programação anual de títulos líricos, além de contar com artistas cantores de excelência, vários deles experientes na atuação como solistas líricos.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos