FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ TERÁ GRUPO DE TRABALHO

Obras de restauro e requalificação da estrutura têm mais um importante passo

Foto: Paola Campos

O mês de janeiro chegou ao fim com uma excelente notícia. No último dia 30, representantes da APPA – Arte e Cultura estiveram em Macapá para organizar o Grupo de Trabalho que irá desenvolver propostas de ocupação, levantamento de público e acervo para a Fortaleza de São José de Macapá.

O projeto de restauração, requalificação e adequação da Fortaleza segue a todo vapor, após o resultado da audiência pública que apresentou sugestões e demandas para as obras de restauro e requalificação.

Além da APPA, representantes do IPHAN, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá e de instituições de ensino superior do Estado participaram do encontro, que também discutiu perfis de profissionais para as fases iniciais das ações e os formatos de contratações

Foto: Paola Campos

Para Soraia Farias, arquiteta da APPA e diretora da coordenação do Projeto da Fortaleza de Macapá, “a importância dessa visitação, in loco, envolvendo vários atores, tem como proposta contar com a participação da sociedade amapaense nas decisões em curso no projeto de restauração da Fortaleza. Com isso podemos perceber um engajamento e apropriação do espaço de forma mais ampla e mais assertiva de todo o monumento pelos agentes envolvidos e das entidades parceiras. Então, essa visita teve esse foco: o da criação do grupo de trabalho que, sendo instalado, terá grande importância em todo o longo processo de restauração e requalificação da Fortaleza que já se encontra em curso”.

A Fortaleza 

A Fortaleza de São José de Macapá é uma fortificação militar luso-brasileira, construída no período do Brasil-Colônia. Localizada no estado do Amapá, foi testemunha das estratégias de ocupação territorial bastante ambiciosas da Coroa Portuguesa, visando à defesa na entrada do Rio Amazonas.

Icônica para o estado do Amapá, a fortaleza é uma das maiores fortificações portuguesa erguida na América do Sul. O local é candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Texto: Petrônio Souza

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos