APPA INFORMA N°26: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

APPA incia a era 30+

Parte dos nossos mais de 150 colaboradores: dia a dia em prol da cultura e do patrimônio. (Crédito: Poly Acerbi)

No último dia 4 de fevereiro, comemoramos nossos 31 anos de atuação. A APPA é considerada uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e uma OS (Organização Social), sendo um exemplo bem sucedido de elo entre a população e o poder público.

Implantada em 1993, com o intuito de viabilizar e fomentar as atividades do Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado, a APPA ultrapassou as fronteiras de MG e atua hoje, também, no Norte e no Nordeste, solidificando sua ação em patrimônios culturais.

Com mais de 240 projetos realizados, R$210 milhões geridos e mais de 150 colaboradores, a APPA mostra como é possível profissionalizar o Terceiro Setor, contribuindo para aumentar o PIB cultural e criativo – que, atualmente, ultrapassa as riquezas produzidas pelo setor automobilístico no Brasil.


Fortaleza de São José de Macapá terá Grupo de Trabalho

No último dia 30 de janeiro, representantes da APPA – Arte e Cultura estiveram em Macapá para organizar o Grupo de Trabalho que irá desenvolver propostas de ocupação, levantamento de público e acervo para a Fortaleza de São José de Macapá. Na oportunidade, também foram discutidos os perfis de profissionais para as fases iniciais das ações e os formatos de contratações.

Segundo Soraia Farias, coordenadora do Projeto da Fortaleza, “a visitação, in loco, envolvendo vários atores, tem como proposta contar com a participação da sociedade amapaense nas decisões em curso no projeto de restauração do equipamento”.

O projeto Fortaleza de São José de Macapá é fruto de uma parceria com o Governo do Estado do Amapá, com patrocínio do BNDES.

A última visita ao Amapá é mais um passo rumo a uma nova Fortaleza de São José de Macapá. (Crédito: Paola Campos)

Plumas e paetês no pré-carnaval da APPA: a arte e a cultura estão no nosso DNA. (Crédito: Divulgação)

CarnAPPA

Cada vez mais inclusiva e participativa, a APPA ficou com clima de Carnaval na semana que aconteceu a folia. Brilhos, cores e fantasias tomaram conta do ambiente de trabalho na sede da Associação, no Lourdes, em Belo Horizonte.

A iniciativa evidencia a permanente política da APPA de bem-estar de seus colaboradores. A APPA faz questão de que as pessoas se sintam livres para manifestações artísticas e culturais dentro e fora do local de trabalho. Afinal de contas, Arte e Cultura estão no nosso sobrenome.


Ateliê Aberto é nova atração para visitantes do Palácio da Liberdade

O público agora tem mais um motivo para visitar um dos principais cartões postais de Belo Horizonte: acompanhar bem de perto o trabalho dos restauradores no Palácio da Liberdade.

O Ateliê de Restauração Aberto é uma ação educativa e sociocultural inovadora, uma espécie de atelier visitável, para que a população possa ver o processo de restauração e saber os cuidados necessários para manter um patrimônio preservado.

A proposta também tem sido adotada em outros locais no Brasil pelo Instituto Biapó, responsável pela contratação da obra, em uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais.

Neste primeiro momento, a restauração no Palácio está sendo feita na parte interna do primeiro e segundo pavimentos, com foco nas pinturas artísticas, que passam por processo de limpeza, testes de materiais e reintegrações pontuais.

Palácio da Liberdade, espaço da Fundação Clóvis Salgado e integrante do Circuito Liberdade: restauração do nosso patrimônio cultural. (Crédito: Poly Acerbi)

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos