PROJETO DE ITINERÂNCIA LEVA PROGRAMAÇÃO DO FESTCURTASBH AO INTERIOR DE MINAS GERAIS

78 filmes que estiveram na 25ª edição do Festival em 2023, entre eles os vencedores de todas as categorias, estão disponíveis para sessões gratuitas em escolas, cineclubes e instituições culturais

FestCurtas Itinerância. (Crédtios: Divulgação)

Um dos mais tradicionais e mais importantes eventos de curtas-metragens do Brasil, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH), chegou em 2023 à 25ª edição. Mas o público ainda pode assistir à maior parte da programação. Isso porque 78 filmes exibidos no último ano integram o projeto “FestCurtasBH Itinerância”. A iniciativa viabiliza que órgãos públicos, instituições culturais, escolas, cineclubes e produtores artísticos, tanto em Belo Horizonte quanto no interior, recebam os filmes em formato digital e realizem a exibição em seus municípios, sempre com entrada gratuita.

Entre as obras escolhidas para integrar o projeto, estão os curtas-metragens vencedores de todas as categorias da edição de 2023:  “Los órganos internos de la Madre Tierra” (Melhor Filme da Competitiva Internacional), “Les garçons dans l’eau” (Menção Honrosa da Competitiva Internacional), “Buurman Abdi” (Menção Honrosa da Competitiva Internacional e Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular), “Expresso parador” (Melhor Filme da Competitiva Brasil), “Aqui onde tudo acaba” (Menção Honrosa da Competitiva Brasil) e “Nunca Pensei Que Seria Assim” (Melhor Filme da Competitiva Minas). Os filmes abordam temas atuais e em debate em nossa sociedade, como Meio Ambiente, Direitos Civis, guerras e fluxo migratório, a questão indígena no Brasil, as desigualdades sociais nas grandes cidades e o racismo.    

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria Municipal de Cultura apresentam “FestCurtasBH – Itinerância 2024”. O Festival tem patrocínio máster da Cemig e conta com o apoio da MGS por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Cervantes. A Fundação Clóvis Salgado tem Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed e da ArcelorMittal e Correalização da APPA– Arte e Cultura

Festcurtinhas

Um destaque especial fica por conta dos curtas dedicados ao público infantil. São filmes para todas as idades, produzidos no Brasil e em diversos outros países, que abordam temas variados e contribuem com a formação pedagógica e cultural dos pequenos. 

As escolas, cineclubes e instituições públicas ou privadas de todo o estado interessadas em exibir os filmes devem preencher digitalmente um protocolo de intenções. Caso os pré-requisitos sejam atendidos, a equipe da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado garantirá não apenas o envio das obras, mas também todo um conjunto de ações de consultoria e acompanhamento até que a exibição dos filmes seja concluída.  

De acordo com o diretor cultural da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário, a itinerância do FestCurtasBH tem o papel de promover um intercâmbio com todo o estado, democratizando o acesso aos filmes que foram exibidos inicialmente em Belo Horizonte. “Muito mais do que levar a programação para os municípios do interior, nosso compromisso é sempre o de atuar ao lado dos gestores e produtores culturais de cada cidade, no sentido de amplificar a experiência cinematográfica a partir da exibição das obras. Importante destacar também que em muitos casos estamos falando de filmes raros, que ainda não estão disponíveis na internet”, afirmou.

Já segundo Vitor Miranda, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, essa é uma das iniciativas mais importantes que surgiram a partir do FestCurtasBH. “Nosso trabalho tem o desafio permanente de descentralizar o acesso às obras e levar os filmes para espaços que vão muito além de Belo Horizonte. A itinerância é sempre uma oportunidade de construir parcerias e ampliar o fomento à produção cultural no interior”, destacou.

Para manifestar o interesse de exibir a programação, seja ela integral ou a partir de um recorte entre os 78 filmes, como por exemplo os curtas infantis ou os que abordam uma temática particular, basta preencher o formulário no link: https://forms.gle/vzSgHzZp1a5dKgey5

O processo de preenchimento dos dados é simples, rápido e pode ser acessado por produtores culturais individuais, escolas, cineclubes, Prefeituras e ONG’s.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até agosto de 2024.       

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos