PALÁCIO DA LIBERDADE PROMOVE PROGRAÇÃO DE FÉRIAS A PARTIR DE 17 DE JANEIRO

Oficinas são presenciais, gratuitas e com vagas limitadas; proposta é promover a educação patrimonial e a inclusão


FÉRIAS NO PALÁCIO

Data: 17/1 a 28/1, sempre de quarta-feira a domingo

Horários: 14h e 16h

Local: Palácio da Liberdade

(Praça da Liberdade, s/nº, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Crianças a partir dos 4 anos

ENTRADA GRATUITA, COM VAGAS LIMITADAS E SUJEITAS À LOTAÇÃO DO ESPAÇO; AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS NO LOCAL, COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA

Informações para o público: (31) 3236-7400


Férias Palácio da Liberdade. (Créditos: Divulgação)

O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, começa 2024 com a mão na massa e a cabeça na criatividade. O projeto Férias no Palácio – programação que acontece no período das férias escolares – oferece dez oficinas no período de 17 (quarta-feira) a 28 de janeiro (domingo), no programa Ateliê Liberdade: Arte, Cultura e Patrimônio.

As atividades acontecerão de quarta-feira a domingo, em duas sessões, às 14h e 16h, com entrada gratuita e vagas limitadas. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no local, com 30 minutos de antecedência. Crianças até 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, que também podem participar das atividades e interagir com os pequenos.

“Neste mês de janeiro, o Palácio da Liberdade retoma a agenda de visitação de quarta-feira a domingo e promove uma programação divertida para as férias da criançada. Conhecer o patrimônio é valorizar e proteger”, afirma Natalie Oliffson, coordenadora executiva do Circuito Liberdade e do Palácio da Liberdade.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade, apresentam o projeto Férias no Palácio. O Palácio da Liberdade está aberto à visitação e conta com Patrocínio Master da Copasa. A correalização é da APPA – Arte e Cultura e Tato Marketing Eventos.

Férias Palácio da Liberdade. (Créditos: Divulgação)

Conceitos patrimoniais – Segundo Daniel Leite Gonzalez Motta, da equipe do Educativo do Palácio, que organizou as atividades, as oficinas priorizam a diversidade e a inclusão, trabalhando os conceitos patrimoniais através da ludicidade. “Toda a programação é acessível às crianças de todas as idades e acompanhada por intérprete de Libras”, destaca o assistente de coordenação.

Oficinas de isogravura, carimbos, vitrais, escrita, arquitetura, arte ecológica e de paisagens sonoras fazem parte da programação. Uma das atividades, Sinalizando com Liberdade, apresentará às crianças, de forma lúdica e divertida, a comunicação por Libras, mas não há necessidade de conhecimento prévio.

Arquitetura do Palácio – A oficina Arquitetos da Liberdade, por exemplo, convida as crianças a serem verdadeiros arquitetos, tendo o Palácio como inspiração. “A experiência vai além da construção física, explorando toda a magia da arquitetura do Palácio”, enfatiza Motta. As crianças receberão palitos, cola, barbante e elementos que criam texturas para construir seu próprio palácio.

Outra oficina interessante que se inspira nos elementos presentes no palacete é a de Vitral. “Queremos resgatar a magia dos vitrais, utilizando artefatos que os imitam, como folhas de acetato e moldes de papel kraft, que em contato com a luz reproduzem o efeito dos vitrais. Depois, vamos aos jardins testá-los contra a luz do sol”, explica.

Motta explica que as oficinas foram concebidas no conceito de ateliê e trabalhando palavras-chave como “patrimônio”, “arte” e “cultura”, temáticas tão presentes no Palácio. O ateliê surge como um espaço físico onde se pode desenvolver diversas experiências. Ele é também um espaço capaz de criar vínculos, algo tão necessário para a educação patrimonial.

Jogos acessíveis – A maioria das atividades é inédita, e apenas uma delas resgata programações anteriores: o projeto Tabuleiro Acessível. Criado pelo psicólogo, educador e intérprete de Libras Rafael Pisani, a oficina propõe, através de jogos de tabuleiros modernos, o brincar como uma experiência que precisa ser de todos.

“Como pensamos na inclusão, temos duas oficinas exclusivas sobre o tema: Sinalizando com Liberdade e Jogos de Tabuleiro”, sublinha Daniel Motta. O educador considera importante pensar o Palácio como um espaço acessível não só ao público adulto, mas também infantil, criando assim nos pequenos um “sentimento de pertencimento” e “proteção”.

Férias Palácio da Liberdade. (Créditos: Divulgação)

Confira o calendário das atividades:

Oficina de Isogravura: Convida os participantes a aprenderem a técnica e a produzirem suas próprias gravuras utilizando o isopor. Detalhe importante: os isopores usados na oficina são reutilizados. Dia 17/1 (quarta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 4 anos).

Oficina de Carimbos: Os participantes aprenderão a fabricar matrizes de carimbo com materiais diversos, criando padrões e designs únicos. Após a criação dos carimbos, eles terão a chance de experimentar suas obras-primas. Dia 18/1 (quinta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 4 anos).

Na rima do meu verso – escritores da Liberdade: Após visita ao interior do Palácio, os participantes serão provocados a construírem seus próprios versos e registrá-los em fanzines (publicação impressa artesanalmente em formato de livreto, feito com dobraduras, corte, colagem, escrita e ilustração), feitos por eles próprios. Dia 19/1 (sexta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir dos 8 anos).

Arquitetos da Liberdade: Com uma paleta de palitos coloridos, as crianças terão a liberdade de expressar suas ideias arquitetônicas de maneira única. Cada palito se tornará um pedaço de liberdade, materializado na forma de uma construção colorida. Nessa oficina, os pequenos poderão trabalhar suas habilidades motoras finas e o pensamento espacial. Dia 20/1 (sábado), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).

Jogos Educativos e Projeto Tabuleiro Acessível: Os jogos, além de divertidos, são importantes ferramentas para o desenvolvimento da criatividade, socialização e espírito de cooperação. O Tabuleiro Acessível vai ajudar a ampliar a acessibilidade das atividades para as pessoas surdas. Dia 21/1 (domingo), às 14h (crianças de todas as idades).

Arte Ecológica: Em um dos jardins mais antigos da cidade, os participantes serão provocados a refletir sobre a consciência ecológica, proteção do meio ambiente, sustentabilidade com equidade e justiça social por meio da arte, soltando a criatividade e utilizando materiais ecológicos. Dia 24/1 (quarta-feira), às 14h e 16h (crianças de todas as idades).

Oficina de Vitral: O Palácio da Liberdade tem vitrais coloridos e lustres em cristal que criam formas coloridas com o atravessar do sol em sua superfície. A oficina convida os visitantes a explorar as cores e formas da luz, dentro e fora do Palácio, confeccionando seus próprios “objetos mágicos de luz”. Dia 25/1 (quinta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 6 anos).

Paisagens Sonoras: Nos jardins do Palácio da Liberdade, a oficina explora os sentidos, as percepções e as experiências. Nela, os participantes estarão envolvidos em atividades diversas como alongamentos, imersão na natureza e práticas coletivas. Ao final da atividade, cada participante irá produzir um “pau de chuva”, instrumento lúdico que simula o barulho da chuva. Dia 26/1 (sexta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 6 anos).

Sinalizando com Liberdade – oficina de Libras: De forma lúdica e divertida, com jogos e brincadeiras, a oficina irá apresentar às crianças a Libras, Língua Brasileira de Sinais. Não é necessário conhecimento prévio, a oficina será realizada em português e em Libras. Dia 27/1 (sábado), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).

Pintando com Liberdade o Palácio: Usando módulos recortados da imponente fachada do Palácio da Liberdade, cada criança se tornará parte de uma equipe de construção artística, unindo seus talentos para criar uma obra coletiva única. Dia 28/1 (domingo), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).

Férias Palácio da Liberdade. (Créditos: Divulgação)

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

APPA – ARTE E CULTURA – A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em mais de 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das galerias de arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável ainda pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.                  


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos