PROGRAMA EDUCATIVO DE FÉRIAS DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO SEGUE A TODO VAPOR EM JANEIRO

Eventos se estendem até o final do mês, com farta programação cultural gratuita para todas as idades

Oficina “Meu disco de vinil”. (Créditos: Acervo Educativo FCS)

A Programação de Férias do Programa Educativo da Fundação Clóvis Salgado, contará com diversas oficinas nos próximos dias, que se estenderão até o final de janeiro. 

Nesta semana, será a vez do público infantil se divertir e aprender com a oficina“Arte, ginga e brincadeira”, que acontece nas dependências do Palácio das Artes. Com proposta musical e brincante, a atividade apresentará fundamentos da Capoeira Angola para crianças a partir de seis anos de idade, relacionando a história, a movimentação e a musicalidade com a exposição “Quero amar quem acenda uma fogueira comigo às 7h da manhã”, com curadoria de Flaviana Lasan, que aborda temas como resiliência, resistência e ancestralidade negra no Brasil. A oficina acontecerá nos dias cinco e seis de janeiro, sexta e sábado, às 11h.

Programação de Férias Fundação Clóvis Salgado. (Créditos: Acervo Educativo FCS)

Já no sábado, dia 13, acontecerá a oficina “Criar Rio”, voltada para todas as idades. A proposta é que, por meio de estímulos sensoriais que ativam memórias, consciência corporal e criatividade, cada participante mergulhe em uma proposta metafórica, poética e prática para materializar a sua própria representação de Rio. O momento levará a uma experiência imersiva e reflexiva de conceitos como construção de identidade, pertencimento, afetividade e entendimento do corpo enquanto natureza. A oficina acontecerá às 10h30 na Galeria Genesco Murta e no espaço externo próximo à Gerência de Artes Visuais.  

A Programação conta ainda com diversas outras propostas para entreter a todas as idades e estimular diferentes reflexões e aprendizados. Confira a seguir:

Oficina de “Pintura com pigmentos naturais” – Partindo da obra que compõe a “Série decantações, fervuras e temperamentos” da artista Josi, presente na exposição “Quero amar quem acenda uma fogueira comigo às 07h da manhã”, a oficina propõe aos participantes produzir pigmentos e tintas a partir de elementos do cotidiano tais como temperos, folhas, frutas,cascas entre outros. Um convite a estimular as sensações e percepções para as diversas possibilidades que estão ao redor para experiência de uma produção artística.

Geração 60+ – dia 10 de janeiro, quarta-feira – 16h, Espaço expositivo do café.

Oficina “CTRL+X, CTRL+V” – Para promover a produção artística como meio de expandir a experiência dos participantes, a oficina propõe uma prática, por meio da colagem e do aproveitamento criativo de materiais de baixo custo. Com o intuito de mostrar diferentes características expressivas a partir de uma mesma linguagem, a contextualização será baseada nas exposições De Tudo se Faz Canção de Vânia Mignone,onde é possível visualizar em suas obras, a sobreposição de recortes de papel pintados com tinta acrílica e O Corte e o Fio, de Julia Geiser, onde as colagens são feitas com modificações digitais de fotografias.

Público a partir de 12 anos – dia 11 de janeiro, quinta-feira – 14h30, PQNA Galeria Pedro Moraleida e Galeria aberta Amilcar de Castro.

Oficina promoverá reflexões a partir de recortes e colagens. (Créditos: Igor Salgado)

Oficina Ori – Criando sua cabeça/escultura – Ori, palavra de língua iorubá, significa cabeça. Inspirados na obra de Elizabeth Ramos, presente na exposição “Quero amar quem acenda uma fogueira comigo às 07h da manhã”, a oficina Ori convida o participante à criação de sua própria cabeça/escultura com utilização de alginato para molde e o gesso para reprodução.

Público livre – dia 13 de janeiro, sábado, – 15h30, Galeria Arlinda Corrêa Lima.

Oficina Corpo território – Se seu território fosse um corpo, onde ficaria o coração? O que seria o pulmão? E os olhos? Através da experimentação com o corpo no espaço, o desenho e a confecção de órgãos do corpo humano com tecidos, barbantes e linhas, os participantes serão motivados a criar um grande corpo coletivo, cheio de histórias,  fantasias e possibilidades.

Público infanto-juvenil – dia 18 de janeiro, quinta-feira – 16h, Galeria Genesco Murta.

Oficina “Corpo território”. (Crédito: Acervo Educativo FCS)

Oficina de Encadernação “O corte e o fio” – Na oficina de encadernação cada participante irá confeccionar seu próprio caderno de forma artesanal. Serão utilizados materiais diversos e a técnica da costura e da colagem para criação de capa e miolo, considerando uma conversa sobre as exposições presentes nas galerias do Palácio das Artes e seus desdobramentos.

Classificação livre – dia 19 de janeiro, sexta-feira – 16h30, Espaço expositivo do café.

Oficina Poema do absurdo – Disparada pelo conceito readymade presente na exposição “O corte e o fio” de Julia Geiser, a oficina irá apresentar os principais conceitos do movimento dadaísta, com o recorte na produção artístico-literária. A partir de recortes de jornais e revistas, poemas já existentes e da escrita automática, iremos entender a estrutura – ou a falta dela – e explorar as possibilidades criativas dentro desse movimento através da divertida prática de criação dos poemas.

Público livre – dia 20 de janeiro, sábado – 16h, PQNA Galeria Pedro Moraleida e espaço expositivo do café.

Oficina de escrita “Poema do absurdo”. (Crédito: Acervo Educativo FCS)

A Programação de Férias é fruto da parceria da Fundação Clóvis Salgado com a APPA – Arte e Cultura, e as inscrições e informações para a Programação de Férias podem ser feitas e obtidas pelo telefone/whatsapp: 31 – 99878-5347 ou pelo endereço de e-mail educativo.fcs@appa.art.br.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos