BICAME DE NOVA LIMA PASSA POR TESTE DE REALINHAMENTO DE SUA ESTRUTURA

Com o passar dos anos, o Bicame foi cedendo sua estrutura, sofrendo uma pequena inclinação em seu eixo original

Realinhamento da estrutura do Bicame de Nova Lima. (Créditos: João Uchôa)

Agora, com as obras de sua restauração, para que o Bicame volte a sua posição original, foram feitos testes para realinhá-lo com o menor impacto, respeitando a ação do tempo.

Para esse reposicionamento foi contratada uma das maiores especialistas do país, a engenheira Heloisa Maringoni. O teste feito com sistema de cabos de aço e esticadores foi um sucesso e em breve o Bicame estará em uma posição mais segura, preservando suas características originais.

Nova Lima vai ser presenteada com um Bicame totalmente restaurado. (Créditos: João Uchôa)

Outras ações estão sendo feitas no Bicame, como a limpeza de seu entorno, substituição e limpeza das peças de madeira, remoção das pinturas deterioradas, tratamento dos elementos metálicos, preenchimentos com resinas, serragem de madeira e aplicação de pintura nova.

O Restauro do Bicame de Nova Lima é um projeto que conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 205126), patrocínio da AngloGold Ashanti, apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima – Cidade para todos – e execução da Construpower. Realização da APPA Arte e Cultura e Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos