PALÁCIO DAS ARTES RECEBE EXPOSIÇÃO DE ALUNOS FORMANDOS DA ESCOLA GUIGNARD – UEMG

Mostra irá marcar o início das comemorações pelo aniversário de 80 anos de fundação da escola, que será celebrado em fevereiro de 2024     


Exposição Formandos da Escola Guignard – UEMG

Data: 16 de dezembro a 14 de janeiro

Abertura oficial no dia 15 de dezembro às 19hs

Horário: terça a sábado de 09:30h às 21:00h e domingo de 17h às 21h

Local: Galeria Mari’Stella Tristão

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre  

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Fantasma de pulga, oleo sobre tela. (Créditos: Dupla disfunção executiva)

Mais de cem obras das mais diversas manifestações artísticas, produzidas por 26 alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard – UEMG. Esta diversidade de estilos e linguagens será oferecida ao público na mostra que o Palácio das Artes irá receber de 16 de dezembro a 14 de janeiro, na Galeria Mari’Stella Tristão. No dia 15 de dezembro, sexta-feira, haverá uma abertura oficial, também aberta ao público, às 19 horas. A exposição será composta por pinturas, desenhos, esculturas, instalações, gravuras, fotografias e obras de cerâmica. As entradas são gratuitas e a classificação indicativa é livre.  

De acordo com Adriano Gomide, professor de Artes Plásticas da Escola Guignard e um dos curadores da exposição, os alunos guardam uma grande expectativa para a mostra, que representa um marco para a conclusão do curso. “Depois de quatro anos dedicados aos estudos, expor no Palácio das Artes representa para os alunos uma verdadeira realização, a conclusão de um ciclo”, destacou.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Exposição Formandos da Escola Guignard – UEMG”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Memórias e Possibilidades, óleo sobre tela. (Créditos: Ednere)

Segundo o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a exposição ganha um caráter mais especial por acontecer em um período que antecede o aniversário de 80 anos de fundação da Escola Guignard, que será celebrado em 29 de fevereiro de 2024. “Aproximar o Palácio das Artes das universidades é um grande desafio, e, mais do que isso, um compromisso que assumimos com absoluta centralidade. Estamos ampliando o diálogo com reitores, professores e alunos no sentido de cada dia mais abrir as portas da Fundação Clóvis Salgado para a produção acadêmica e artística de Minas Gerais. Por isso, será uma enorme alegria receber as obras dos alunos dessa escola que é um patrimônio da Cultura, das Artes e da mineiridade”, afirmou.

Gerente de Artes Visuais da Fundação, Uiara Azevedo destaca a importância da mostra como uma etapa de crescimento para os alunos. “O processo de experimentação é extremamente importante na formação de um artista. Sair desse lugar de investigação didática e poder habitar o museu ou a galeria de uma instituição eleva de maneira empírica essa virada entre o aluno de Artes Plásticas e o artista em formação. Trazer mais uma vez a Escola Guignard para o espaço expositivo do Palácio das Artes é possibilitar esse processo, e esse ano ainda mais especial, por marcar o início das celebrações dos 80 anos da Escola” concluiu. 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos