RECITAIS DE ALUNOS DO CEFART PROMOVEM VIVÊNCIA ARTÍSTICA NO PALÁCIO DAS ARTES  

Apresentações acontecem de 22 a 24 de novembro, com entrada gratuita


Recitais de alunos da Escola de Música do Cefart

Data: 22. 23 e 24 de novembro

Horário: 19 hs

Local: Sala Juvenal Dias

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre 

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. (Créditos: Paulo Lacerda).

Os alunos aprovados no processo seletivo realizado neste ano de 2023 pela Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS, farão sua primeira apresentação ao público nos dias 22/11 (quarta-feira), 23/11 (quinta-feira) e 24/11 (sexta-feira), às 19h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Os recitais de alunos são realizados semestralmente, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Estarão envolvidos nos espetáculos 11 professores, 37 alunos (com idade entre 12 e 30 anos) e 12 profissionais de produção, cenário e divulgação. Os recitais de alunos do Cefart são idealizados como uma forma de possibilitar aos alunos experimentar a performance, colocando-os no cenário real onde o artista confronta seus medos e põe à prova seus anseios no palco. De acordo com Gustavo Machado, assistente de coordenação do Cefart, esta será a primeira oportunidade que esta turma terá de se apresentar em um espaço de Concerto como a Sala Juvenal Dias.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Recitais de alunos da Escola de Música do Cefart”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

No dia 22 de novembro, se apresentarão os alunos de flauta, violoncelo e canto. O dia 23 será reservado aos alunos de viola, trompete, trombone e bateria. Já no dia 24, irão se apresentar os alunos de violão e piano. Ainda segundo Gustavo Machado, “a escolha do repertório foi feita de uma forma que desafiasse os alunos a ultrapassarem seus limites, de modo que haja uma evolução técnica e musical. O público irá conferir uma grande diversidade de instrumentos, acompanhamentos musicais, diferentes estilos e compositores nacionais e internacionais de épocas variadas”, concluiu. A programação contará com músicas de compositores como Villa Lobos, Vivaldi, Bach e Mozart.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos