CINE HUMBERTO MAURO RECEBE MOSTRA COMÉDIAS ITALIANAS CLÁSSICAS

Programação faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que acontece em dezenas de cidades, de norte a sul do país


FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL | COMÉDIAS CLÁSSICAS ITALIANAS

Datas e horários: 14/11 (terça-feira) a 19/11 (domingo)

Horários: Variáveis

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Variáveis

ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DE 1 HORA ANTES DE CADA SESSÃO, NA BILHETERIA DO CINEMA

Informações para o público: (31) 3236-7400


Mimi, O Metalúrgico. (Crédito: Divulgação)

Os grandes exemplares do humor italiano ganham as telas do Cine Humberto Mauro na mostra Comédias Clássicas Italianas, que acontece entre os dias 14/11 (terça-feira) e 19/11 (domingo). A retrospectiva, que traz oito filmes tradicionais do gênero, integra o Festival de Cinema Italiano no Brasil, realizado há quase 20 anos e que em 2023 ocupa 50 cidades de todas as regiões do Brasil. A entrada no Cine Humberto Mauro é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema, a partir de 1 hora antes de cada sessão.

Os filmes selecionados – alguns deles raramente exibidos no Brasil – tratam de temas universais, mas também específicos da Itália no pós-Segunda Guerra, como o crime, o casamento, o trabalho, as diferenças de classes e o passado do país, sempre pela chave do humor e também da retratação de hábitos, costumes e transformações que marcavam a sociedade italiana na segunda metade do século XX. O Festival de Cinema Italiano é iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam, em colaboração com a Embaixada da Itália, e conta com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte. A partir do dia 22 de novembro, a programação desta mostra se estende em uma parceria com outro cinema que integra o Circuito Liberdade, o Centro Cultural Unimed-BH Minas, onde haverá exibições dos filmes contemporâneos que compõem o Festival.

Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e a Embaixada da Itália apresentam a mostra Comédias Italianas Clássicas. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Comédia à italiana – A retrospectiva Comédias Clássicas Italianas resgata o melhor da produção do país nos anos 1950, 60 e 70, com trabalhos de diretores de peso, como Lina Wertmüller, Mario Monicelli e Alberto Lattuada. A mostra é uma oportunidade para que o público veja e reveja os clássicos atemporais do cinema italiano, descobrindo sua rica herança e influência perene na história do cinema. Para marcar esta relevância das produções, a sessão de abertura da mostra, com o filme Golpe dos Eternos Desconhecidos (1959), de Nanni Loy, será comentada como parte do programa História Permanente do Cinema.

Além da retrospectiva presencial no Cine Humberto Mauro, os interessados poderão assistir, a partir do dia 8/11 (quarta-feira), a uma seleção de filmes – tanto clássicos quanto atuais – que estará disponível online através do site do festival.

PROGRAMAÇÃO

14/11 TER

19h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Golpe dos Eternos Desconhecidos (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, Nanni Loy, Itália, 1959) | 14 anos | 1h45 | Sessão comentada

15/11 QUA

15h Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, Luigi Filippo D’Amico, Dino Risi e Luigi Zampa, Itália, 1966) | 14 anos | 1h45

17h Brancaleone Nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate, Mario Monicelli, Itália-Argélia, 1970) | 14 anos | 1h56

19h30 Amor à Italiana (Amore All’italiana, Steno, Itália, 1966) | 14 anos | 1h35

16/11 QUI

17h Venha Tomar Café Conosco (Venga a Prendere Il Caffè da Noi, Alberto Lattuada, Itália, 1970) | 14 anos | 1h40

19h Mimi, O Metalúrgico (Mimì Metallurgico Ferito Nell’onore, Lina Wertmüller, Itália, 1972) | 14 anos | 2h

17/11 SEX

17h Pato Com Laranja (L’Anatra All’arancia, Luciano Salce, Itália, 1975) | 14 anos | 1h46

Pato Com Laranja. (Crédito: Divulgação)

18/11 SAB

16h Berlinguer I Love You (Berlinguer ti Voglio Bene, Giuseppe Bertolucci, Itália, 1977) | 14 anos | 1h30

18h Amor à Italiana (Amore All’italiana, Steno, Itália, 1966) | 14 anos | 1h35

20h Brancaleone Nas Cruzadas (Brancaleone Alle Crociate, Mario Monicelli, Itália-Argélia, 1970) | 14 anos | 1h56

19/11 DOM

18h Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, Luigi Filippo D’Amico, Dino Risi e Luigi Zampa, Itália, 1966) | 14 anos | 1h45

20h Mimi, O Metalúrgico (Mimì Metallurgico Ferito Nell’onore, Lina Wertmüller, Itália, 1972) | 14 anos | 2h

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das galerias de arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos