AÇÕES NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ OBTÊM AVAL PARA INÍCIO

A fase execução para restauração e revitalização na histórica edificação em Macapá já foi iniciada

Com parceria assinada entre o governo do Estado do Amapá, a APPA – Arte e Cultura e patrocínio BNDES, inicia-se agora o processo de restauração da Fortaleza. Homologados pelo Ministério da Cultura, estamos agora aptos a executar as ações previstas.

Elaborado pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – entidade mineira com expertise em restauração e requalificação de bens tombados – a homologação permite o início das ações patrimoniais na Fortaleza. O Projeto contempla a restauração, revitalização e requalificação total de todo o imóvel, bem como ações focadas no desenvolvimento de atividades culturais e turísticas dentro de sua estrutura e de seu entorno, com reflexos para toda a capital amapaense.

Para o presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira, “estamos iniciando um processo que vem com a chancela do Ministério da Cultura e do IPHAN, além da parceria com o governo do Estado do Amapá e o BNDES. Tudo isso vai culminar com a total revitalização de um bem cultural que pertence a todos os brasileiros, inaugurando assim um novo tempo para atividades culturais e turísticas na capital Macapá. Temos uma grande obra pela frente, que vai trazer desenvolvimento, cultura, turistas e renda para todo o Estado do Amapá”.

Sobre a Fortaleza 

Construída entre 1764 e 1782 na foz do rio Amazonas, seu projeto, de autoria do engenheiro Henrique Antônio Gallúcio, foi inspirado em modelo do engenheiro militar francês Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban. A Fortaleza foi erguida pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa.

No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil, evitando as incursões estrangeiras, assegurando assim, definitivamente, a conquista da Amazônia.

Para os amapaenses, a Fortaleza de São José de Macapá é uma de suas maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico do Estado e do país. A Fortaleza está localizada em frente à cidade de Macapá, e edificada a 18 metros acima do nível das águas. 

De rara beleza arquitetônica, vista de cima a Fortaleza se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José.

Hoje, ao lado de outras 19 fortificações militares espalhadas pelo Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá se encontra em processo de tombamento pela UNESCO como um bem cultural da Humanidade. 

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos