APPA VAI TRANSFORMAR CADEIA DESATIVADA EM MANAUS EM CENTRO CULTURAL POPULAR

Com mais de 115 anos de existência, a antiga Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, na região histórica da capital do Amazonas, vai ficar de cara nova

Projeto transformará antiga unidade prisional do Amazonas em um novo equipamento cultural. (Créditos: Alex Maia).

Foi assinado, em solenidade realizada no Teatro Amazonas o Acordo de Cooperação Técnica para captação de recursos, no valor previsto de R$ 50 milhões. O projeto de restauração, requalificação e conservação da Cadeia como Centro de Cultura Popular prevê oficinas e cursos de capacitação para a produção de artesanato, apresentações culturais e exposições. O Acordo foi celebrado entre o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e a APPA – Arte e Cultura.

Para o secretário de Cultura do Estado do Amazonas, Marco Apolo Muniz, “neste primeiro momento estamos focados em fazer a restauração total do patrimônio e, posteriormente, sua ocupação como referência cultural e social para todo o Estado”. 

Para o presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira, “essa parceria visa entregar para a capital do Estado além de um equipamento turístico, um espaço de inclusão social e cultural, com enorme potencial, principalmente por estar localizado na Amazônia, o que gera interesse e curiosidade para investidores internacionais também”.

Xavier Vieira, presidente da APPA – Arte e Cultura, comenta impactos positivos do projeto para a comunidade. (Créditos: Alex Maia)

A primeira unidade prisional do Estado do Amazonas é também um marco na história do Sistema Prisional do Estado, e hoje faz parte dos prédios históricos de Manaus. Tombada pelo Patrimônio Histórico Amazonense em 1988, a Cadeia Pública foi inaugurada em 1907, ocupando uma área de 15 mil metros quadrados bem no coração da capital de Manaus. 

Construída em estilo colonial, a Cadeia apresenta belezas arquitetônicas únicas e de época, sendo hoje qualificada oficialmente pelo governo como um importante Monumento Histórico do Estado do Amazonas.

Requalificação e conservação

Fechada no ano de 2017, entre a restauração e a requalificação, estão previstos para a Cadeia Pública de Manaus um novo equipamento turístico, cultural e gastronômico para a capital manaura, dinamizando também o amplo potencial turístico e econômico de seu entorno, além de implantar um centro multicultural na edificação, com coworking de economia criativa, núcleo de formação artística, centro de referência e valorização da arte e cultura indígenas, entre muitas outras atividades e programas desenvolvidos pelo governo do Estado. Projetos de resgate da culinária local integram o programa de requalificação da Cadeia. 

Xavier Vieira, presidente da APPA – Arte e Cultura, e Marco Apolo Muniz, secretário de Cultura do Estado do Amazonas. (Créditos: Alex Maia).

Faz parte também das ações de requalificação – aproveitando a histórica da edificação – a sua ressignificação como espaço historicamente pautado na marginalização e na segregação social, transformando-o em um local aberto e acolhedor das diversas manifestações artísticas e culturais da Amazônia, com foco na democratização do acesso, inclusão artística e social, dinamização do turismo, geração de receitas e desenvolvimento do setor cultural amazonense.

O edifício da Cadeia Pública possui proteção ao patrimônio histórico em todas as esferas de atuação institucional: municipal, estadual e federal. O Termo de Cooperação tem previsão de gestão para os próximos quatro anos, com sua completa restauração e funcionamento. 

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos