MOSTRA “DE TRÁS (PARA) CENA” LEVA AO PÚBLICO OS BASTIDORES DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Iniciativa será apresentada no Palácio das Artes e reúne trabalhos de estudantes das áreas de Iluminação, Som, Figurino e Cenografia da Escola de Tecnologia da Cena do Cefart


Mostra “De trás (para) cena”
Data: 9 e 10 de novembro
Horário: 19hs
Local: Palácio das Artes
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Créditos: Divulgação

A apresentação de um espetáculo cultural é resultado da atuação de um grupo de pessoas, que vai muito além dos artistas que sobem ao palco. Mostrar o trabalho e reforçar a importância de quem não aparece para o público são os objetivos centrais da mostra “De trás (para) cena”, que acontece nos dias 9/11 (quinta-feira) e 10/11 (sexta-feira), às 19hs, no Palácio das Artes.

A mostra reúne trabalhos de estudantes das áreas de Iluminação, Som, Figurino e Cenografia da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Por meio de um processo colaborativo, protagonizado por professores e alunos da Escola, serão levados ao público aspectos da produção artística que nem sempre são percebidos por quem está na plateia.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “De trás (para) cena”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Logo no início da mostra, o público irá acompanhar a formação de um bloco, regido pela artista convidada Lira Ribas, e composto por pessoas da técnica para a cena. A partir daí terá início um cortejo, que sairá da porta do Palácio das Artes em direção à sala Juvenal Dias, onde a apresentação terá sequência. Dentre as instalações propostas pelos estudantes, haverá também uma exposição individual com trabalhos do Sr. Wilson, pintor e artista autodidata, com a participação de alunos e artistas.

Créditos: Divulgação

De acordo com Fabrício Martins, gerente de extensão do Cefart, “produzir uma atração cultural exige contar com o trabalho de muitos profissionais ‘invisíveis’ aos olhos do público. Nossa ideia com essa mostra é justamente direcionar os holofotes para essas pessoas e mostrar que a Cultura envolve toda uma cadeia de atividades. Apresentar a atuação dos alunos aos espectadores será mais um passo importante na formação destes futuros profissionais”, destacou.

Não haverá a retirada de ingressos para acompanhar a mostra. Uma equipe do Cefart ficará à disposição do público na entrada do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, nº 1537, direcionando os espectadores para acompanharem o cortejo até a Sala Juvenal Dias. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos