“MATRAGA” ESTREIA NO PALÁCIO DAS ARTES COM INGRESSOS ESGOTADOS

Foi com casa cheia que a nova produção da Fundação Clóvis Salgado, a ópera Matraga, estreou na noite desta quarta-feira, no Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes


MATRAGA, DA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA | ÓPERA EM TRÊS ATOS, DE RUFO HERRERA

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Ingressos

Classificação Indicativa: 14 Anos

Informações para o público: (31) 3236-7400


Ópera “Matraga”. (Crédito: Poly Acerbi).

Foi com casa cheia que a nova produção da Fundação Clóvis Salgado, a ópera Matraga, estreou na noite desta quarta-feira, no Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes

Nem mesmo a forte chuva que caiu no início da noite em Belo Horizonte foi capaz de afastar o público para a estreia de mais uma grande produção operística de Minas Gerais, com ingressos a preços populares.

Baseada na obra de Guimarães Rosa e com música do compositor argentino Rufo Herrera – compositor argentino radicado no Brasil desde 1963, que completou 90 anos neste ano – a ópera Matraga reúne os corpos artísticos da Fundação: Cia de Dança do Palácio das Artes, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico Minas Gerais, além de artistas convidados, para mais uma grandiosa produção.

Destaque da estreia foi a exposição montada no hall de entrada do Palácio das Artes, em homenagem ao universo Rosiano, apresentando elementos do Sertão Mineiro. A exposição foi montada por três circuitos turísticos que fazem parte dos cenários da obra de Guimarães Rosa, a partir do Memorial Manuelzão, sediado em Andrequicé, distrito de Três Marias, sendo o Circuito Turístico Guimarães Rosa, o do Lago de Três Marias e o das Grutas. Cada um apresentou elementos culturais que retratam bem a sua região.

Exposição “Matraga”, no Palácio das Artes. (Crédito: Petrônio Souza).

Outro destaque da estreia foi o grande painel de divulgação da ópera, sendo ponto para fotos e selfies. A CEMIG fez uma ação promocional, com fotos polaróides impressas na mesma hora, retratando os muitos grupos de amigos que foram conferir a noite de estreia.

Para o músico Tattá Sympa, que fez questão de ir à primeira noite, a “ópera Matraga desperta em nós quase um fascínio, pois além do nosso escritor maior, temos um grande compositor que é o Rufo Herrera, e um grande elenco, que tem como convidado o violeiro Chico Lobo. Então, a gente fica curioso para ver o resultado final dessa junção de talentos e grandes obras”.

Para Mariela França, presidente do Circuito Turístico das Grutas, “a ópera Matraga, além de toda grandiosidade artística, vem trazer para quem vive no sertão mineiro a ideia de pertencimento, de orgulho da cultura sertaneja, das coisas do sertão de Guimarães Rosa. Isso tudo reforça o turismo em nossa região, pois estamos divulgando dentro da montagem da ópera, um universo mineiro que existe e que o Rosa retratou tão bem em sua obra e que pode ser visitado e vivenciado nos circuitos turísticos mineiros”.

Antes da estreia oficial desta quarta-feira, uma apresentação, em formato reduzido e para convidados, foi realizada na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa.

Para quem quiser conferir a ópera Matraga, ela estará em cartaz até domingo, dia 29 de outubro, no Palácio das Artes.

Dias: 27 e 28 de outubro as 20h30 – 29 de outubro as 19h

Ingressos: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia

Informações para o público: (31) 3236-7400


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos