FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO APRESENTA ME MOSTRA – CENAS CURTAS

Com o tema “O Que é Contemporâneo?”, apresentações gratuitas propõem estímulo à capacidade criativa dos alunos, oferecendo aos estudantes a oportunidade de experimentarem no campo das artes cênicas e os primeiros contatos com o público


ME MOSTRA | MOSTRA DE CENAS CURTAS DO CEFART

Datas e horários: 11 (quarta-feira) a 15 de outubro (domingo)

Horário: 19h

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: 16 anos

ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSO A PARTIR DE 1 HORA ANTES DA APRESENTAÇÃO, NA BILHETERIA DO TEATRO

Informações para o público: (31) 3236-7400


Me Mostra. (Crédito: Paulo Lacerda).

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta a segunda edição de 2023 da Me Mostra – Cenas Curtas, evento proposto por alunos do Curso de Teatro, que ocorre de 11/10 (quarta-feira) a 15/10 (domingo). Com o tema “O que é Contemporâneo?”as 22 apresentações ocorrem no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artessempre às 19h. A programação é gratuita, e a classificação indicativa é de 16 anos.

De caráter não competitivo, a Me Mostra ocorre semestralmente e propõe estimular a capacidade criativa dos alunos, além de proporcionar uma experiência completa do fazer artístico, permitindo que os estudantes desenvolvam experimentações no campo das artes cênicas, ampliando a autonomia, o contato com o público e fomentando o desenvolvimento de pesquisas da linguagem teatral. Ao participarem da produção do evento, os alunos também se envolvem nos bastidores das atividades, escrevendo editais, desenvolvendo curadorias, criando cronogramas de montagem e estruturando todo o processo de produção. Além das cenas teatrais, a Me Mostra – Cenas Curtas conta com rodas de conversa sobre processos de criação e outros temas transversais à produção teatral, sempre mediadas por artistas da cena local.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Me Mostra – Cenas Curtas. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Cenas curtas, grandes experiências – Me Mostra permite ao estudante ampliar o conhecimento sobre o que é o fazer teatral. Muitos têm no evento o primeiro contato com o palco. Realizada pela primeira vez em 2017, a iniciativa nasceu da necessidade de os alunos vivenciarem experiências de criação desde o início do curso, em um espaço experimental, criador e democrático, que contribuísse para a formação profissional. Na programação entram cenas de alunos oriundos de todas as turmas, do 1º ao 3º ano, e de ex-alunos convidados de várias gerações do Cefart. As cenas curtas têm transporto os palcos do Palácio das Artes e chegado em mostras externas, como o Festival do Galpão Cine Horto e A-Mostra.lab. Nesse sentido, a programação é também uma oportunidade que os alunos têm de praticar o que aprenderam e desenvolveram ao longo do curso, além de serem inseridos na cena teatral de Belo Horizonte.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos