DIA DO PEQUENO ARTISTA NO PALÁCIO DAS ARTES

Os Jardins do Palácio das Artes estarão abertos para receber crianças, pais e acompanhantes, com atrações gratuitas na Galeria Aberta Amilcar de Castro, Sala Juvenal Dias e Cine Humberto Mauro


Dia do Pequeno Artista

Data: 12 de outubro (quinta-feira)

Horário: 10 às 17 hs

Local: Palácio das Artes

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Dia do Pequeno Artista. (Créditos: Paulo Lacerda).

A Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), uma nova edição do Dia do Pequeno Artista, com programação inédita e gratuita. O evento acontece no Dia das Crianças, quinta-feira (12/10), das 10h às 17h, e contará com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras voltadas para os pequenos.

A programação irá começar com apresentações para a primeira infância, trabalhando diversas expressões artísticas – Música, Teatro, Dança e Circo – com foco específico no desenvolvimento e estímulo às crianças de até 6 anos. Em seguida, as crianças poderão participar de oficinas de jardinagem, dança, aquarela e circo. Ao longo de todo o dia, palhaças brincantes animarão o público com jogos e histórias, além de muitos brinquedos. Durante todo o dia, será organizada uma feira de troca de livros, em que crianças, seus pais e convidados poderão trocar livros para incentivar a leitura desde a primeira infância.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Dia do Pequeno Artista”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Para o gerente de Extensão do Cefart, Fabrício Martins, “é uma grande alegria realizar mais uma edição do Dia do Pequeno Artista. Nós entendemos que a Arte e a Cultura são elementos fundamentais na formação das crianças, e é muito bom reunir toda essa programação, com diversas manifestações artísticas e atividades que vão agradar não apenas as crianças, mas também os pais”, comemorou.  

No Cine Humberto Mauro, será realizado o “FestCurtinhas”, com programação especial dentro do 25º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Serão exibidos curtas-metragens que abordam temas como amizade, amor, infância e juventude. De acordo com Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro, “não poderíamos deixar o público infantil de fora da programação do FestCurtasBH. Nossa ideia é apresentar esse formato dos curtas-metragens para as crianças, inclusive com produções mineiras e de outros lugares do Brasil”, afirmou.

Programação

10h às 17h Palhaças Brincantes, da Caixa Mágica

Jardins, Galeria Aberta Amilcar de Castro e Arena Cefart

10h às 17h Entre Livros – Feira de troca de Livros

Biblioteca do Cefart

 10h às 17h Brinquedos, Pipoca e Algodão Doce

Jardins

10h Peça Locotoco, com Serelepe

Galeria Aberta Amílcar de Castro

11h Festa de Quintal – Oficina de danças populares, com Sara Brito

Arena Cefart

Dia do Pequeno Artista. (Créditos: Paulo Lacerda).

11h Contação de histórias, com Fabiana Brasil

Sala Juvenal Dias

12h Lindy Kids – Intervenção de Lindy hop para crianças, com os BeHoppers

Galeria Aberta Amilcar de Castro

13h Oficina de Circo, com os CircoLar

Arena Cefart

14h Coral Infanto Juvenil

Galeria Aberta Amilcar de Castro

14h Festcurtinhas

Cine Humberto Mauro

14h Teatro – Brincando Histórias, com o Grupo Afeto

Sala Juvenal Dias

14h30 Oficina de Libras, “Soletrando com as Mãos”, com Leia Araujo

Arena Cefart

16h Apresentação de Dança, com a Escola de Dança do Cefart

Galeria Aberta Amílcar de Castro

15h30 Oficina de Aquarela e Jardinagem

Arena Cefart

16h – Festcurtinhas

Cine Humberto Mauro

16h – Marionetes a Fio, com a Companhia Inventos

Sala Juvenal Dias

16h30 – Pocket Show, com Circular

Galeria Aberta Amílcar de Castro

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos