PALÁCIO DA LIBERDADE TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA DAS CRIANÇAS

De 7 a 15 de outubro, as atividades têm foco inclusivo e pretendem alcançar diversos públicos e faixas etárias

Palácio da Liberdade oferece programação especial para a Semana das Crianças. (Créditos: Beatriz Cordeiro).

Na Semana das Crianças, o Educativo do Palácio da Liberdade preparou uma programação especial nos dias 7, 8, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro para comemorar o Dia das Crianças (12) e o Dia do Professor (15). As atividades têm foco na diversidade e inclusão. Elas não são apenas dedicadas às crianças, incluindo de 0 a 6 anos, mas foram pensadas para alcançar diferentes públicos, como surdos, pessoas com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência.

As atividades foram desenvolvidas pelo Educativo do Palácio e acontecerão no horário das visitas regulares, de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30, e sábado e domingo, das 10h às 17h. Nos dias 12 e 13 de outubro, os horários de visitação serão das 10h às 17h. A entrada é gratuita, e as vagas são limitadas em algumas oficinas, sujeitas à lotação do espaço. A inscrição deve ser feita local, ao menos com 30 minutos de antecedência.

Entre as ações lúdicas e educativas estão oficinas, contação de histórias, visitas mediadas e brincadeiras. Elas irão explorar tanto o prédio do Palácio – história, arquitetura, fachada, interior, acervo – quanto os jardins – plantas, animais, pessoas, estimulando o sensorial por meio do contato com a natureza. Todos os dias acontecerão atividades inclusivas, com foco nos público-alvo. Crianças de 0 a 12 anos poderão participar desde que acompanhados de seus pais ou responsáveis, que também poderão participar das atividades com elas.

O objetivo da programação é promover a democratização do espaço, hoje um dos cartões-postais do Circuito Liberdade, proporcionar momentos de lazer e aprendizado para os visitantes, promover a educação patrimonial, ampliar o acesso ao Palácio, contribuindo para a formação de um “sentimento de pertencimento” e conscientizar em relação ao patrimônio, oferecendo atividades para todos os públicos e faixas etárias.

Uma novidade serão as visitas mediadas realizadas pelo educador surdo Ademar Alves Jr. e outras realizadas por educadores bilíngues (Libras, Francês, Inglês e Italiano). Ademar é do Vale do Jequitinhonha, formado em arquitetura e urbanismo e estudante de cinema e audiovisual da PUC Minas. Ele tem experiência na área de acessibilidade, fotografia, audiovisual e escrita criativa de poemas.

O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.

Confira a programação da Semana das Crianças

Contação de história: horizontes em Libras: já pensou em conhecer a história de Belo Horizonte na língua de sinais?  E ainda aprender sinais da capital mineira? Público livre: surdos e ouvintes, crianças e adultos. 50 minutos. Dia 7, às 11h / dias 12 e 15, às 14h.

Oficina em Libras: voltada para o público surdo e ouvinte, tem o objetivo de despertar o interesse pelo aprendizado da língua de Libras. A atividade tem caráter introdutório e estará aberta à participação de toda a comunidade, uma vez que não são exigidos pré-requisitos mínimos. Público livre: surdos e ouvintes, crianças e adultos. 40 minutos. Vagas limitadas. Dias 7 e 8, às 14h.

Visita mediada com educador surdo: uma das opções de visitas mediadas ofertadas na programação da “Semana das Crianças” é a visita mediada por um educador surdo. A mediação será acompanhada por um intérprete de Libras, garantindo assim acessibilidade para o público surdo e ouvinte. 40 minutos. Público livre. Dias 8, 13 e 14, às 15h.

Brincando nos jardins do Palácio da Liberdade: as atividades propõem que as crianças de todas as idades ocupem os jardins do Palácio com brincadeiras e jogos. É um espaço de entretenimento para as crianças se divertirem com o apoio do educador. Vários materiais ficarão disponíveis na lateral do Palácio e elas poderão escolher com o que brincar. Público livre. Vagas limitadas.Dias 8, 12 e 14, das 10h às 15h.

Visita mediada acessível com tradução em Libras: as visitas mediadas para o público espontâneo realizada pela equipe do Educativo contarão com o suporte de um intérprete de Libras. Não será necessária inscrição prévia. Consulte o cronograma. Público livre, surdos e ouvintes, crianças e adultos. 40 minutos. Dia 7, às 15h / dia 12 e 15, às 11h.

Visita mediada acessível com tradução em Libras, Inglês e Francês: o visitante é convidado a explorar os espaços do Palácio, explorando diferentes linguagens e idiomas. As visitas poderão ser realizadas em libras, inglês e francês. 40 minutos. Dia 8, às 11h (também com tradução em Italiano) /dias 12 e 15, às 15h / dias 13 e 14, às 11h.

E se esse Palácio fosse meu: a oficina convida a todos a mergulhar na história do local e imaginar como seria viver lá atualmente. Com materiais artísticos disponíveis nos jardins, os visitantes serão convidados a produzir desenhos ou pinturas sobre como iriam utilizar esses espaços enquanto moradia. Público livre. 50 minutos. Vagas limitadas. Dia 11, às 13h.

Pintura botânica: oferece aos visitantes a oportunidade de registrar sua passagem pelos Jardins do Palácio com muita arte, criatividade e imaginação, utilizando diversos tipos de materiais e diferentes técnicas de desenho, pintura, colagem e composição. 90 minutos. Vagas limitadas. Público livre. Dia 11, às 14h / dia 15, às 10h.

Oficina de Pintura Botânica. (Créditos: Beatriz Cordeiro).

Um Jardim para Chamar de Meu: participantes poderão confeccionar vasos de plantas com materiais recicláveis, prepará-los para o plantio, plantar uma muda e levá-los consigo. A oficina também propõe visita sensorial aos jardins do Palácio, a fim de criar experiências sensoriais e lúdicas que possam promover a aproximação dos visitantes com a natureza. Público livre. 90 minutos. Vagas limitadas. Dia 11, às 15h.

Oficina de estêncil: inspirada nas pinturas parietais do Palácio da Liberdade, a oficina irá explorar a técnica artística que cria desenhos repetitivos por meio de moldes vazados. Utilizada desde os primórdios da humanidade, essa técnica foi amplamente explorada pelos artistas que trabalharam na construção da cidade de Belo Horizonte e, ainda hoje, é uma forma de expressão artística reconhecida, valorizada e de grande importância social. Os moldes utilizados serão inspirados nas pinturas parietais do Palácio da Liberdade. Para crianças acima de 7 anos. 90 minutos. Vagas limitadas. Dia 13, às 10h.

Pé de quê: pé de ipê: você conhece uma tabebuia? No Palácio da Liberdade, tem várias: roxas, brancas, amarelas. A oficina explora os jardins e o visitante poderá plantar um lindo pé de ipê ao final. Para crianças a partir de 7 anos. 90 minutos. Vagas limitadas.Dia 13, às 14h.

Tabuleiro acessível: projeto criado pelo psicólogo e intérprete em Libras Rafael Pisani propõe a inclusão, o desenvolvimento de competências, a divulgação de diversões analógicas além do mundo digital e o desenvolvimento cognitivo por meio de jogos de tabuleiro. Público livre, surdos e ouvintes, crianças e adultos. Dia 14, às 14h.

PALÁCIO DA LIBERDADE

 Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

APPA – ARTE E CULTURA

A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em mais de 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos