FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO LEVA PARA O PALÁCIO DA LIBERDADE O ESPETÁCULO “NOITES LÍRICAS”, COM O CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

Repertório conta com trechos das óperas La Traviata e Norma; apresentações gratuitas acontecem em 19 e 20 de setembro


NOITES LÍRICAS | CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

Data: 19/9 (terça-feira) e 20/9 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Palácio da Liberdade

Entrada gratuita, com retirada de ingressos (até 1 par por CPF) na Bilheteria do Palácio das Artes, ou pela Eventim, no dia do evento, a partir do meio-dia

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br


Coral Lírico de Minas Gerais. (Crédito Paulo Lacerda)

Desde que foi oficialmente transformado em um Centro Cultural, em setembro de 2022, o Palácio da Liberdade passou a receber diversas apresentações artísticas, em suas mais diversas manifestações. Um ano depois, o prédio, que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais, receberá pela primeira vez, nos dias 19/9 (terça-feira) e 20/9 (quarta-feira), a partir das 18h, edição especial do projeto Noites Líricas, com o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG). O corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado (FCS) vai interpretar trechos dos coros de “Norma”, de Vincenzo Bellini, e “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, duas das óperas mais famosas do repertório mundial.

A entrada é gratuita, e a classificação indicativa do evento é livre. Em razão das restrições quanto à utilização dos espaços do Palácio da Liberdade, o acesso do público é limitado. Os lotes de ingressos serão liberados no dia de cada apresentação, e a retirada (até 1 par por CPF) ocorre a partir das 12h, na Bilheteria do Palácio das Artes e no site da Eventim.

Um grande diferencial será a utilização do Palácio da Liberdade, não apenas como local da apresentação, mas também como espaço de integração com os artistas e com a cenografia do espetáculo. “Serão duas noites em que vamos unir o Patrimônio Humano, representado pelo Coral Lírico de Minas Gerais e pelos autores das óperas que vamos interpretar, com o Patrimônio Material, Cultural e Histórico de Minas Gerais, que representa o Palácio da Liberdade”, afirma o maestro titular do CLMG, Hernán Sánchez, diretor geral e preparador musical do espetáculo, que nesta edição do “Noites Líricas” será acompanhado pelo pianista Fred Natalino.   

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Lírico pela cidade – Noites Líricas no Palácio da Liberdade”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Presença especial – O Coral Lírico de Minas Gerais tem um vasto repertório operístico, sendo um dos poucos coros brasileiros que executam uma programação anual do gênero. Nessa apresentação, atuam a soprano Lilian Assumpção, a mezzo-soprano Bárbara Brasil, os tenores Marcelo Salomão e Wagner Soares de Oliveira, os barítonos Pedro Vianna e Filipe Santos (vencedor da edição 2023 do Concurso de Canto Natércia Lopes – 11° Festival de Música Erudita do Espírito Santo), e os baixos-barítonos Cristiano Rocha e André Fernando.  Os figurinos são do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF). E para esta edição do “Noites Líricas”, contaremos com a participação especial da grande soprano mineira Eliseth Gomes.

Em razão das restrições quanto à utilização dos espaços do Palácio da Liberdade, o acesso ao público será permitido apenas para uma lotação máxima de 50 pessoas em cada uma das duas noites de espetáculo. Os interessados deverão chegar ao local com uma hora de antecedência, e a retirada dos ingressos será por ordem de chegada. Os espectadores deverão respeitar as regras de visitação e segurança do Palácio da Liberdade.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos