CTPF DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO VISITA CENTRO DE PRODUÇÃO DE MANAUS

Dando prosseguimento ao Planejamento Estratégico do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, da Fundação Clóvis Salgado, a Coordenadora de Projetos Incentivados da APPA e responsável pela gestão do CTPF, Laryssa Martins, esteve entre os dias 22 e 24 de agosto em visita técnica à Central Técnica de Produção José Carlos Viana Marques, no Estado do Amazonas. 

Fachada do Teatro Amazonas, considerado o principal monumento cultural do Estado do Amazonas. (Crédito: Divulgação)

A visita técnica tem como objetivo a busca por referências e excelência, no Brasil e no exterior, de técnicas e sistemas de armazenamento, acondicionamento e conservação de materiais cênicos, com intuito de implementar no CTPF soluções e novas tecnologias para a produção e salvaguarda do acervo da Fundação Clóvis Salgado, além de outras novidades no setor. 

O CTP de Manaus armazena além dos cenários, figurinos e adereços produzidos e utilizados nos espetáculos do Teatro Amazonas, peças de outros eventos produzidos ou realizados pela prefeitura e pelo Estado, ao exemplo da cenografia que adorna a cidade de Manaus durante o período do Natal.

Laryssa Martins, responsável pelo Centro Técnico de Minas Gerais, e Cieny Farias, responsável pelo Centro Técnico do Amazonas. (Crédito: Divulgação)

Para manter todo o acervo, o CTP de Manaus conta com uma equipe de dezenove pessoas e galpão de nove mil metros quadrados, que acomoda, além do acervo, oficinas de costura, serralheria e marcenaria, que também são cedidas para uso de toda a comunidade, como uma forma de incentivo do Estado para a produção artística amazonense. A gestora do CTP de Manaus, Cieny Farias, estima que a Central Técnica mantém atualmente em seu acervo de figurinos, mais de 10 mil peças que também estão à disposição para empréstimos. Laryssa Martins lembra que “durante minha visita ao CTP Manaus, foi possível conferir também a produção cenográfica do evento Sou Manaus Passo a Passo 2023, que estava sendo feita toda lá, profissionais trabalhando a todo vapor. O Sou Manaus Passo a Passo 2023 prevê ocupação de toda a capital, com diversos palcos e atrações em toda a cidade”.

Entre os muitos espaços abrigados pelo CTP de Manaus, destacam-se além das áreas de Figurino, Cenários e Oficinas, a Sala de Adereços, Área de Pintura, e uma oficina de iluminação, onde são criados e testados técnicas e artifícios de iluminação cénica. 

Área interna do CTP de Manaus, com seus 9 mil metros quadrados. (Crédito: Divulgação)

Para a próxima visita técnica do CTPF da Fundação Clóvis Salgado está programada outra referência entre a produção cênica da América Latina, a do consagrado Teatro de Colón, em Buenos Aires, capital da Argentina.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos