FAZENDA BOA ESPERANÇA ANUNCIA EVENTOS PARA O MÊS DE SETEMBRO

Uma série de eventos e ações estão sendo programadas e divulgadas para os próximos quatro meses de 2023

Tambores do Quilombo, Fazenda Boa Esperança. (Crédito: Ademir Fernandes Gonçalves Dias)

A Fazenda Boa Esperança espera por você. Entre as muitas ações confirmadas para o mês que se inicia, estão oficinas, encontros e homenagem. Para a manhã do primeiro sábado, 02/09, a Fazenda sediará uma oficina com os capitães dos Congados de Belo Vale, batizada de “Aprendendo a Dançar e Tocar com os Congadeiros”. A oficina promoverá um encontro inclusivo entre alunos e mestres, dentro do vasto universo cultural do congado mineiro.

Para a manhã do sábado seguinte, 12/09, acontecerá mais uma edição do projeto Tambores do Quilombo, com encontros dos quilombos de Rodrigues e Boa Morte, de Belo Vale, e Marinhos, de Brumadinho. O evento contará com oficinas de tambores e canto, além de vivências na tradição quilombola das comunidades do Vale do Paraopeba.

Encerrando as atividades programadas para o mês de setembro, na manhã do domingo, 17/09, acontecerá um encontro de Congadeiros e a Guarda Moçambique de Nossa Senhora do Rosário. O evento promoverá também uma homenagem à Santa Efigênia.

O Projeto Educativo da Fazenda continua com toda força

O mês de setembro continuará com o Projeto Educativo da Fazenda, batizado de “Fazenda Boa Esperança: Redescobrindo os Sentidos”.

Entre as ações, o Programa Receptivo e Educativo da APPA promove  a visitação gratuita na área externa da Fazenda. Às quintas e sextas-feiras, de 9h às 12h, e aos sábados e domingos, de 9h às 16h, o público pode apreciar as sucupiras centenárias e a Exposição Moradores, que homenageia a população local.

O Projeto busca ainda realizar ações de promoção do patrimônio cultural, por meio de oficinas, encontros e rodas de conversa, buscando sempre a discussão sobre a educação patrimonial, proporcionando assim o envolvimento dos moradores locais e reforçando o conceito de pertencimento entre as comunidades que vivem no entorno da Fazendo e do município de Belo Vale.

O Projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG), com a correalização da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Copasa e do Instituto Cultural Vale. O apoio é da Prefeitura de Belo Vale.


Texto: Petrônio Souza


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos