CENTRO DE MEMÓRIA PROMOVE VISITAÇÃO INCLUSIVA PARA PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

O Centro de Memória da AngloGold, situado no município de Nova Lima, recebeu na tarde desta quarta-feira (30/08) uma visita muito especial, a de 20 alunos do Instituto São Rafael

Alunas do Instituto São Rafael.. (Crédito: Eduardo Martins)

Conhecido como referência por seu trabalho inclusivo realizado com pessoas com deficiência visual, os alunos do Instituto contaram com translado e lanche para a visita. Para o evento, foi confeccionado material exclusivo, como um guia de visitação todo em braile, batizado de Caderno Acessível do Programa Educativo do Centro de Memória da AngloGold Ashanti, além da maquete tátil e recursos de acessibilidade às salas.

O Programa Educativo e Receptivo da APPA – Arte e Cultura esteve à frente da ação, com o objetivo de cumprir um dos
objetivos principais da entidade, de democratizar o acesso ao patrimônio.

.

O percurso de visitação contemplou os itens do acervo expostos no jardim, as maquetes táteis do casarão e recorte topográfico do Centro de Memória, expostas na varanda, a Sala da Administração e Serviços e a Sala da Medicina. Parte especial do evento foi a visita sensorial à Sala dos Sentidos, local em que todos os objetos expostos são em relevo, propondo uma forma de vivência dos sentidos durante as visitas ao Centro de Memória.

Para a psicóloga Maria Tereza, de 59 anos de idade, aluna e voluntária do Instituto, “foi uma experiência maravilhosa. Isso é, na verdade, inclusão e a acessibilidade. A recepção foi muito boa e a experiência de poder tocar vários objetos e entender a participação deles na nossa história, com explicações foi única. Isso tudo com o respeito ao visitante com deficiência visual, podendo ler em braile sobre as peças, conferir a maquete, entender o ambiente onde a gente estava transitando e o entorno. Foi uma experiência sensorial completa. Deu pra compreender muito bem o objetivo do Centro de Memória e a função social da mineradora. Vocês estão no caminho certo para acolher as pessoas como um todo! Atendendo às necessidades de cada um dos que procuram esse espaço. Só tenho a agradecer”.

O Centro de Memória da AngloGold Ashanti é um projeto que conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 20.3641) e patrocínio da AngloGold Ashanti. A correalização e gestão do projeto é da APPA – Arte e Cultura. A APPA realiza ações de museologia, restauro e gerencia o Programa Educativo e Receptivo do espaço.


Texto: Petrônio Souza

Fotos: Eduardo Martins


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos