APPA INFORMA N°21: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

APPA é destaque na imprensa nacional

Equipe APPA no Evento Anual da Rede Pilaris: o Diretor Financeiro, Guilherme Domingos, a Gerente Geral de Projetos, Siomara Faria, o Vice-Presidente, Agostinho Resende Neves, e a Gerente Geral Financeira, Pâmela Perdigão. (Crédito: Divulgação) 

O mês de julho foi marcado pela presença da APPA no Evento Anual da Rede Pilaris, programa de gestão para organizações do Terceiro Setor. A Rede é uma iniciativa da Fundação Dom Cabral, escola de negócios que é referência em todo o Brasil. O encontro se transformou em notícia na Revista Exame, que destacou a opinião do presidente da APPA, Xavier Vieira, sobre o evento. “A FDC traz uma expertise alinhada com os mais respeitados padrões de negócios mundiais para um nicho de mercado que poucas vezes tem oportunidade de se especializar, que é o Terceiro Setor. A FDC traz ferramentas para que as organizações consigam alcançar seus objetivos”, afirmou Xavier à Revista. Desde 2017, a APPA mantém uma parceria com a Fundação Dom Cabral, por meio de capacitação de líderes, qualificação e acompanhamento das atividades realizadas pela Associação.

Saiba mais


BH na rota operística: números de “Viva Ópera” impressionam

Sucesso de crítica e público, “Viva Ópera: Espetáculo dos Clássicos Operísticos” contou com casa lotada em todas as suas apresentações. Os ingressos se esgotaram dias antes da estreia, o que vem inserir e consolidar Belo Horizonte e Minas Gerais no cenário nacional de óperas e das grandes montagens. O evento realizado pela Fundação Clóvis Salgado reuniu trechos de nove óperas italianas e contou com correalização da APPA – Arte e Cultura. 

Ao todo, foram quatro meses de preparação, mais de 150 artistas profissionais em cena e, aproximadamente, 400 pessoas envolvidas direta e indiretamente na produção. Considerando a capacidade do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, cerca de 7 mil pessoas assistiram ao espetáculo, incluindo os quatro dias de récitas e o ensaio geral aberto à população. 

O público pode prestigiar “Viva Ópera” no Palácio das Artes entre os dias 20 a 23 de julho. (Crédito: Poly Acerbi)

Saiba mais


Parte da diretoria da APPA que atuará no quadriênio 2023-2027: novos desafios e novo fôlego rumo à consolidação e expansão de nossas ações. (Crédito: Divulgação)

Nova diretoria da APPA é eleita

Ainda em julho, na sede da APPA, foi eleita a nova diretoria da para o quadriênio 2023-2027. O atual presidente, Xavier Vieira, foi reconduzido ao cargo, tendo como novo vice-presidente o primeiro colaborador da APPA e Superintendente de Auditoria, Agostinho Resende Neves. Outro reconduzido ao cargo foi o Diretor Financeiro, Guilherme Domingos de Oliveira. O Conselho Fiscal ficou definido com colaboradores históricos da APPA, sendo eles o publicitário Simão Lacerda, o escritor Mauro Werkema, além da inclusão de Marisa Martins Simões Coelho e José Eduardo de Lima Pereira.


Biblioteca recebe doação de periódicos sobre patrimônio

Democratização e acesso da população a assuntos que se referem ao patrimônio cultural. Assim, pode ser resumida a doação de 100 exemplares do periódico Óculo para a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A publicação do Iepha – MG (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) consolidou as discussões ocorridas nas celebrações do Dia do Patrimônio nos anos de 2019 e 2021. 

Disponibilizar os exemplares para livre consulta é permitir que a população tenha acesso gratuitamente a esse rico material – uma contrapartida social e educacional de um projeto patrocinado pela Copasa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A APPA é  correalizadora da ação. As duas edições inéditas de Óculo também estão no site do Iepha para download.

Acesse a Óculo

Na foto, Lucas Amorim, Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult-MG, Breno Guedes, Gerente de Comunicação Institucional da Copasa, e Saulo Carrilho, Assessor-Chefe de Comunicação do Iepha-MG. (Créditos: Poly Acerbi)

Fazenda Boa Esperança retoma visitações

A exposição “Moradores” homenageia a população do município de Belo Vale, onde está sediada a Fazenda Boa Esperança. (Crédito: NITRO Histórias Visuais)

Novidade boa! A Fazenda Boa Esperança, no município de Belo Vale, está novamente aberta para visitação pública em sua parte externa. Às quintas e sextas-feiras, a Fazenda recebe a população de 9h às 12h. Já no fim de semana, o horário é das 9h às 16h. Além de apreciar as centenárias árvores do espaço, os visitantes podem conferir a exposição “Moradores” no pátio da Fazenda. Esse belo patrimônio cultural está sob gestão do Iepha-MG e conta com ações do Programa Receptivo e Educativo da APPA. Conheça!

Visite a Fazenda


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos