CINE HUMBERTO MAURO EXIBE FILMES QUE DISPUTAM O GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

Palácio das Artes trará ao público de Belo Horizonte, de 04 a 10 de agosto, a chance de ver ou rever, no cinema, 15 filmes brasileiros lançados comercialmente no ano de 2022


GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

Data: 04 (sexta-feira) a 10 de agosto (quinta-feira)

Horário: Variável

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Variável

ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DE 1 HORA ANTES DA SESSÃO, NA BILHETERIA DO CINE HUMBERTO MAURO

Informações para o público: (31) 3236-7400


Eduardo e Mônica, de René Sampaio. (Crédito: Divulgação)

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 22ª edição em 2023 e traz uma seleção dos filmes nacionais que mais se destacaram ao longo do último ano. E, desta vez, o público do Palácio das Artes terá a oportunidade de ver, ou rever, na tela do cinema, 15 destas produções, como Medida Provisória, de Lázaro Ramos, e o mineiro Marte Um, de Gabriel Martins, que lideram as indicações ao Troféu Grande Otelo. O Cine Humberto Mauro exibe, de 04 (sexta-feira) a 10 de agosto (quinta-feira), os longas-metragens finalistas em três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023: Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem de Comédia. Os espectadores poderão, ainda, opinar nas três categorias, cujos vencedores serão escolhidos também por votação popular, em formulário disponível no site da Academia. No caso específico dos filmes de comédia, a decisão fica por conta, exclusivamente, do público. As sessões no Cine Humberto Mauro são gratuitas, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes da exibição, e têm classificação variável, de acordo com cada filme.

Organizado pela Academia Brasileira de Cinema desde 2002, a premiação congrega profissionais e artistas do cinema em uma celebração anual que destaca a excelência, a criatividade e o talento presentes nas obras produzidas em solo nacional. Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 irá anunciar seus vencedores no dia 23 de agosto, através de uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro e transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Um encontro com o cinema nacional – Com foco na promoção da cinematografia feita no Brasil junto à população do país, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem se consolidado como uma forma de reconhecimento da qualidade técnica e artística dos filmes nacionais e da confraternização entre os profissionais que os fazem. Os 15 títulos selecionados como finalistas para as três categorias que concorrem pelo voto popular demonstram a pluralidade tanto do cinema comercial quanto das produções independentes. Vitor Mirandagerente de Cinema do Cine Humberto Mauro, destaca a importância de cada um destes filmes ganhar uma sessão no Palácio das Artes. “É muito significativo realizar essa mostra de maneira gratuita, porque o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro traz um pouco dessa celebração do cinema nacional. É algo parecido com a intenção do Oscar, de exaltar a própria indústria. O cinema brasileiro ainda tenta se firmar nessa produção industrial, então é fundamental que esse tipo de premiação exista para que o público possa conferir um pouco do que mais se destacou dentro dos circuitos comercial e independente ao longo do último ano no país”, ressalta.

A mostra começa com os concorrentes na categoria Melhor Filme de Ficção, exibindo alguns dos maiores sucessos de crítica e público lançados em 2022. É o caso de Marte Um (2022), produzido em Minas Gerais e escolhido para representar o Brasil em uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. O longa, que retrata dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de Belo Horizonte, já foi lançado internacionalmente e coleciona críticas positivas no Brasil e no exterior, tendo permanecido por diversos meses em cartaz nos cinemas do país.

Medida Provisória (2020), a distopia que marca a estreia do ator Lázaro Ramos na direção, lidera as indicações, e também compete pela escolha do público. Completam a categoria os filmes Eduardo e Mônica (2022), dirigido por René Sampaio e baseado na célebre canção de Renato Russo; o drama pernambucano Paloma (2022), realizado por Marcelo Gomes e consagrado como o grande vencedor da última edição do Festival do Rio; e A Viagem de Pedro (2021), longa da conceituada cineasta Laís Bodanzky que traz um retrato diferente da figura do imperador Dom Pedro I, narrando um momento em que o monarca se encontra perdido e inseguro durante uma viagem pelo Oceano Atlântico.

A programação do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no Cine Humberto Mauro também terá um espaço especial dedicado à comédia, gênero historicamente bem-sucedido nas bilheterias brasileiras. Filmes com propostas tão diversas quanto O Clube dos Anjos (2020), dirigido por Angelo Defanti e adaptado da ácida obra de Luis Fernando Verissimo sobre um banquete com consequências fatais, e Papai é Pop (2021), de Caito Ortiz, que acompanha as desventuras de um pai de primeira viagem. Segundo Vitor Miranda, a participação do público nesta categoria, decidida exclusivamente pelo voto popular, é fundamental. “A votação do júri popular é muito importante para que as pessoas se sintam parte dessa premiação, responsáveis também por assistir aos filmes e avaliá-los da melhor maneira. Não somente quem faz parte do corpo da Academia Brasileira de Cinema, que são pessoas muito importantes, mas também é fundamental ver a temperatura que o público tem para os filmes”, pontua.

Os documentários também marcam presença. A Jangada de Welles (2022), dos diretores cearenses Petrus, narra a inusitada passagem do grande diretor de cinema Orson Welles pelo Brasil na década de 1940. Outro destaque é Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo (2022), de Taciana Oliveira, que mergulha na vida e obra da célebre escritora brasileira. Também com exibição programada está o documentário Kobra Auto Retrato (2022), da cineasta Lina Chamie, que segue a jornada bem sucedida do grafiteiro e muralista paulistano Kobra, da periferia de São Paulo para o mundo. Vitor Miranda destaca que a diversidade do cinema brasileiro terá lugar garantido na mostra. “O público pode esperar filmes e narrativas muito diferentes entre si, e muitas obras com as quais as pessoas vão conseguir se identificar. É importante olharmos para essa mostra, assistindo aos filmes que não vimos ainda, justamente para que possamos nos atualizar, sobre o que está sendo produzido no cinema brasileiro atualmente”, pondera.

Marte Um, de Gabriel Martins. (Crédito: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

04/08 SEX

18h A Viagem de Pedro (Laís Bodanzky, BRA, 2021) | 14 anos | 1h37

20h Medida Provisória (Lázaro Ramos, BRA-Portugal, 2020) | 14 anos | 1h42

05/08 SAB

15h Eduardo e Mônica (René Sampaio, BRA, 2022) | 14 anos | 2h

17h30 Marte Um (Gabriel Martins, BRA, 2022) | 16 anos | 1h55

20h Paloma (Marcelo Gomes, BRA-Portugal, 2022) | 14 anos | 1h44

06/08 DOM

18h O Presidente Improvável (Belisario Franca, BRA, 2022) | Livre | 1h40

20h Amigo Secreto (Maria Augusta Ramos, BRA-ALE-Holanda, 2022) | 12 anos | 2h10

08/08 TER

16h Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo (Taciana Oliveira, BRA, 2022) | 10 anos | 1h44

18h Kobra Auto Retrato (Lina Chamie, BRA, 2022) | 10 anos | 1h24

20h A Jangada de Welles (Petrus Cariry, Firmino Holanda, BRA, 2022) | 12 anos | 1h15

09/08 QUA

15h Bem-vinda a Quixeramobim (Halder Gomes, BRA, 2022) | 14 anos | 1h50

17h Jesus Kid (Aly Muritiba, BRA, 2021) | 14 anos | 1h28

19h Vale Night (Luis Pinheiro, BRA, 2022) | 16 anos | 2h

10/08 QUI

15h Papai é Pop (Caito Ortiz, BRA, 2021) | 12 anos | 1h48

17h30 O Clube dos Anjos (Angelo Defanti, BRA, 2020) | 14 anos | 1h41

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som dolby digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 43 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como à criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise e Curta a Tela, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos