NUVEM, ESPETÁCULO DO CURSO DE TEATRO DO CEFART, ABORDA RELAÇÃO HUMANA COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Montagem acontece na Funarte e fica em cartaz de 06 a 09 e 12 a 16 de julho; a entrada é gratuita.


NUVEM

Local: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Endereço:  Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte

Período: de 06 a 09 e 12 a 16 de julho

Horário: Sempre às 19h

Entrada Gratuita

Classificação: livre

Informações para o público: (31) 3236-7400


Nuvem, espetáculo do Curso de Teatro do Cefart. (Crédito: Fabrício Martins)

A turma da manhã do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta o espetáculo de formatura intitulado Nuvem. Dirigida por Rogério Araújo, a peça será apresentada na Fundação Nacional de Artes (Funarte) entre os dias 6 e 9 de julho e 12 a 16 de julho, sempre às 19h. A entrada é gratuita, e a classificação livre.

Dentro da proposta pedagógica, a Escola de Teatro do Cefart coloca no último ano do curso duas práticas de montagem. A proposta é que os alunos tenham uma experiência bastante similar ao que eles viverão fora da escola. Toda equipe é profissional, com carreira artística já consolidada.  “É uma experiência de prática de montagem que simula a vivência de um espetáculo profissional. Para a formação, esse momento é muito significativo, pois é na prática que esse artista vai assimilar uma série de conceitos que aprendeu durante sua formação teatral”, ressalta Rogério Araújo, professor do Cefart e diretor do espetáculo.

Inspirada pelas discussões sobre a precarização das condições de trabalho no mundo contemporâneo, a peça NUVEM é uma espécie de delírio nonsense a respeito desse assunto. Rogério explica que a obra foi construída num processo de elaboração de quatro meses de criação em que envolveu ele, os alunos e o dramaturgo Raysner de Paula. Os alunos, juntamente ao professor, colocaram no processo o universo do trabalho, e o dramaturgo complementou a ideia trazendo o conceito da inteligência artificial no dia a dia.

O professor ainda ressalta sobre a singularidade dessa turma, que surgiu no contexto da pandemia. “Montar o espetáculo com uma turma de quatro alunos foi tão desafiador quanto montar um espetáculo com 20 atores. Por um lado, é até interessante, pois você consegue verticalizar melhor na direção, fazendo-a de uma forma mais próxima do ator. Com esse trabalho foi possível ter um tempo maior com cada ator e atriz”, explica.

“Muito dos elementos que aprendemos, desenvolvemos ou que já tínhamos e foram desenvolvidos durante o curso, estamos colocando em prática nessa montagem cênica. A NUVEM trata de um lugar bem atual, que é sobre inteligência artificial e como os seres humanos estão em contato com ela em locais como o próprio trabalho, principalmente em locais de precarização do trabalho, como ela está agindo e se desenvolvendo através dos nossos conhecimentos. Esses temas perpassaram muito o nosso trabalho”, conta Márcio Murari, aluno de teatro que atuará no espetáculo.

Nuvem, espetáculo do Curso de Teatro do Cefart. (Crédito: Fabrício Martins)

Márcio também destaca a importância de se trabalhar com os profissionais na montagem do espetáculo. “Como a equipe da Escola de Tecnologia da Cena do CEFART está desde o começo, a gente vem apresentando exercícios cênicos, pequenas cenas de processos que a gente foi testando e apresentando para eles”, diz.

A aluna Maria Carolina Vieira conta um pouco da sua vivência nessa produção. “Ter essa experiência de montar um espetáculo com diretor e equipe super experientes, é desafiador, porque a gente ainda está em formação e lidando com vários sentimentos, demandas, mas, ao mesmo tempo, é uma experiência muito importante, porque nos coloca para trabalhar intensamente construindo junto com essas pessoas que já estão dentro do ramo”, revela.

FICHA TÉCNICA

Direção: Rogério Araújo

Dramaturgia: Raysner de Paula

Atuação: Glauco Gomes, Márcio Murari, Maria Carolina Vieira e Sangô

Preparação e Direção vocal: Ana Hadad

Preparação Corporal e Direção de Movimento: Rosa Antunã

Cenografia: Par Espaços Criativos (Bruna Cosfer e Marina Góes)

Iluminação: Cristiano Araújo

Figurino: Rimenna Procópio

Maquiagem: Gabi Dominguez

Trilha Sonora: Daniel Nunes

Coordenador de Som: André Veloso

Operação de Som: Matheus Fleming

Técnico de Luz: Edimar Pinto

Arranjo musical e Workshop: Letícia Angelo

Coordenação de Produção: Kelli Oliveira

Produção Executiva: Luciana Assunção 

Fotos: Fabrício Martins

FICHA TÉCNICA CEFART

Cefart Direção: Priscila Fiorini

Gerência de Extensão: Fabrício Martins

Gerência de Ensino: Tatiana Correia

Coordenação de Extensão: Guilherme Brant

Secretaria Escolar: Felippe Werneck

Orientação Pedagógica: Claudia Fonseca

Coordenação da Escola de Música: Camilo Christofaro e Gustavo Machado

Coordenação da Escola de Dança: Sarah Lignani e Patrícia Werneck

Coordenação da Escola de Teatro: Paulo Maffei e Bruno Maracia 

Coordenação da Escola de Artes Visuais: Mariana Rodrigues e Ana Luiza

Coordenação da Escola de Tecnologia da Cena: Cristiano Araujo e Geraldo Octaviano

Assessoria Administrativa: Leia Araújo

Assessoria Gestão Artística: Maria Cesarina Magalhães

Técnica de Gestão Artística: Ana Alvarenga

Produção: Mylene Youssef

Assistentes de Produção: Lucas Mathias e Mateus Ferreira

Apoio Administrativo Unidade Palácio das Artes: Edna Dias, Erik Barbosa

Apoio Administrativo Unidade Liberdade: Michelle Barreto, Carlos Eduardo

Gestão Tecnológica Cefart Virtual: Ewelyn Felice

Midiateca: Adilson Ferreira e Francisco Olegário

Recepção: Maria do Socorro de Sá

Gerência de Projetos Appa/Cefart: Erika Marques

Apoio pedagógico: Kele Vilaça Amaral

Design:  Ângela Peres

Fotos: Fabrício Martins

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos