FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO PROMOVE 11ª MOSTRA DE ARTES VISUAIS DO CEFART

Exposição “CHAMA: Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias” tem início nesta sexta-feira (30/06), às 18h, no Café do Palácio das Artes e traz obras de 26 estudantes e duas gravuras do artista Paulo Roberto Lisboa pertencentes ao acervo da FCS. Mostra é gratuita e segue em cartaz até 13 de julho.


ABERTURA 11ª MOSTRA DA ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO CEFART

“CHAMA: NUVENS: RANHURAS E TRILHAS DAS NOSSAS HISTÓRIAS”

Local: Palácio das Artes

Endereço:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG

Período: 30 de junho a 13 de julho de 2023

Horário: Sempre das 18h às 22h

Entrada Gratuita

Classificação: livre

Informações para o público: (31) 3236-7400


Mostra “Chama”. (Crédito: Divulgação)

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, promove a 11ª Mostra da Escola de Artes Visuais | “CHAMA: Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias”. A exposição apresenta trabalhos de 26 estudantes selecionados por meio do Edital de Chamamento da Escola. Como forma de homenagear Paulo Roberto Lisboa, a exibição versa sobre a memória e seus atravessamentos e apresenta duas gravuras concebidas pelo artista.  O evento, que é gratuito e acontece nesta sexta-feira (30/06), no Café do Palácio das Artes, das 18h às 22h, ainda conta com uma roda de conversa com a presença de Lisboa e os estudantes do Cefart. A mostra segue em cartaz até o dia 13 de julho.

A abertura da mostra ainda traz duas intervenções artísticas abertas ao público e sem inscrição prévia: uma de intervenção com lambe-lambe e uma mini oficina de stencil, ambas na Galeria Aberta Amílcar de Castro. Ainda nesta sexta-feira a exposição promove duas exibições de vídeo, intitulados “Produção Cultural: Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias”, que será exibido no Café do Palácio e outra de poéticas visuais com videopoemas, que vão ser projetados em uma das paredes na Galeria Aberta Amílcar de Castro.

PROGRAMAÇÃO | ABERTURA | 30 de JUNHO

Local: Café do Palácio.

18h | Abertura da exposição presencial CHAMA: Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias | 11ª Mostra da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS.

Proponentes: Curso Básico de Curadoria e Expografia do Cefart/FCS

Descrição: Exposição de obras de estudantes da Escola de Artes Visuais e obras do acervo da FCS, todas impressas em fine art.

Artistas participantes

Acervo da Fundação Clóvis Salgado: Paulo Lisboa

Selecionados: Afonso Klein, Ana Clara Trópia, Ana Luíza Braga Diniz, Artux Elias F, Carla Ferreira, Claudio Fu, Fabiana Soares, Gabriela Rezende, Giovana Faria, Gisélia Cruz, Gustavo Rodrigues, Igor Salgado, Isadora Paolinelli, Jey Duarte, Kananda Gomes, Keila Martins, Lígia Moregula, Linda Franco, Matheus Ferreira, Melissa Coppe, rraz, Sheila Virgínia Alonso Cordeiro Malta, Sofia Junqueira, Sophia Borges, Thuany Ribeiro e Vania Cáus.

Orientação: Daniela Parampal e Marília Nogueira da Silva Fernandes

18h30 às 20h | Roda de conversa com o artista Paulo Roberto Lisboa

Local: Café do Palácio.

Proponentes: Estudantes da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS

Descrição: Roda de conversa com o artista homenageado

Orientação: Professor Giovane Diniz.

20h às 22h | Intervenção com lambe-lambes

Local: Galeria Aberta Amílcar de Castro

Proponentes (Criação e execução) Estudantes do Curso de Formação Continuada e Complementar em Assistente de Produção Visual: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Descrição: Essa intervenção visa criar um diálogo acerca de imagens do cotidiano através do uso da poesia (escrita) vinculada a elementos gráficos (desenhos, fotografia, pinturas, gravuras etc.), no formato de lambe-lambes.

Orientação: Professor Giovane Diniz

20h às 22h | Mini oficina de stencil

Local: Galeria Aberta Amílcar de Castro

Proponentes (Criação e execução) Estudantes do Curso de Formação Continuada e Complementar em Assistente de Produção Visual: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Descrição: Essa oficina pretende experienciar ao público um pouco do estêncil na prática. A obra executada nesta oficina será sobre a frase: “Só não pode voar, quem não se imagina voando”, na qual traz a reflexão sobre o poder de cocriação da realidade através da imaginação.

Orientação: Professor Giovane Diniz

20h às 22h | Projeções videográficas

Produção Cultural Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias

Local: Café do Palácio

Proponentes Estudantes do Curso de Formação Continuada e Complementar em Assistente de Produção Visual: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz.

Descrição: Inspirados nos projetos culturais elaborados pelos estudantes durante o curso FIC, nas disciplinas “Fundamentos da Produção em Artes Visuais” e “Arte na Contemporaneidade”, os vídeos apresentam de forma resumida os resultados desta trajetória.  A proposta ”livre formato” possibilitou aos estudantes a liberdade de escolha em seus vídeos. Esta autonomia permitiu que cada um dos grupos produzisse vídeos didáticos ou poéticos, expressando diferentes olhares de maneira criativa sobre o tema por eles escolhido.

Os vídeos serão os seguintes:

Multi Quebradas: O vídeo apresenta uma narrativa acerca do cotidiano periférico, com o olhar voltado para a cultura e o empoderamento dos moradores. Uma narração sobre território, costumes, saberes e fazeres, a qual está ligado o festival Multi Quebradas.

Desenvolvido pelos estudantes: Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos.

Expressionismo Popular: O vídeo do projeto “Expressionismo Popular” apresenta a importância de ações voltadas para inserção de artistas iniciantes e formação de novos artistas nas comunidades de Belo Horizonte, uma vez que existe a dificuldade do acesso à cultura nos grandes centros.

Desenvolvido pelos estudantes: Gabriela Mesquita da Silva, Isabella da Rocha Santos e Fernanda Nunes de Oliveira.

Herança Viva: Celebrando o Reinado: Este vídeo apresenta o universo vibrante e repleto de significados do Reinado, a partir de imagens do cortejo da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Concórdia em Belo Horizonte. Esta manifestação cultural de origem afro-brasileira que envolve música, dança, religiosidade e ancestralidade é tema do projeto desenvolvido nas aulas de Fundamentos da produção.

Desenvolvido pelos estudantes: Daniela Dayrell, Isabella Ibrahim e Fernando Freitas.

Ninguém viu, Ninguém vê: Este vídeo apresenta pessoas em situação de rua, frequentemente estigmatizadas e vistas como um problema social a ser resolvido. Quem são essas pessoas que ninguém vê? Com quem se comunicam nestes monólogos? O filme traz esses sujeitos como protagonistas apresentando essa “realidade” como algo surreal.

Desenvolvido pelos estudantes: Luiza Gomes, Ravi Ferraz, Giovanna Faria, Luiza Bellônia.

Orientação: Professor Renato Gaia.

20h às 22h | Projeções videográficas

Poéticas Visuais Videopoemas “Histórias para se olhar… histórias para sonhar”: “Histórias para se olhar… histórias para sonhar” são sugestões poéticas que nos convidam a vislumbrar outras narrativas. Inspirados pelo tema “CHAMA Nuvens e ranhuras: trilhas das nossas histórias”, que neste ano incorpora os trabalhos do gravurista belo-horizontino Paulo Lisboa, e dos estudantes da disciplina de Novas Mídias e Arte Contemporânea do primeiro semestre de 2023.

Proponente Estudantes do Curso de Formação Continuada e Complementar em Assistente de Produção Visual: Daniela Dayrell Fernandes, Fernanda Nunes de Oliveira, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz.

Descrição: Em um intervalo de um a dois minutos, um breve tempo para entrever além das camadas do cotidiano, descobrindo novos caminhos, gestos sutis, poesias ocultas e a esperança na vida futura. Entre trilhas e nuvens, criamos um pequeno risco na paisagem.

Todos os Dias | Daniela Dayrell Fernandes | Minas Gerais, 2023, 1 min 01s, mp4. [formato original]

O vídeo é uma reflexão de como as pequenas coisas nos transportam e a nossa eterna busca por decifrar os caminhos que nos fazem ser quem somos. Um risco no tempo!

Barulhos | Fernanda Nunes de Oliveira | Minas Gerais, 2023, 1 min 04s, mp4. [formato original]

Estamos acostumados a conviver com barulhos que já fazem parte do nosso cotidiano. Já parou para escutar a sua volta hoje? Quanto barulho é produzido em uma rua no centro de uma capital?

O Vazio do Balanço | Isabella da Rocha Santos | Minas Gerais, 2023, 1 min, mp4 [formato original]

O vídeo traz uma tentativa de relembrar os dias da infância, mas nem sempre é possível devido a nossa memória que vai se desgastando com o tempo e quando tentamos, existem apenas fragmentos como a paisagem e a estrutura de um balanço.

Sopro | Linda Inês Franco Luzia | Minas Gerais, 2023, 1min19s, mp4 [formato original]

Vídeo gravado com vários takes sobre o cotidiano, fragmentos de lembranças. Imagens das pequenas coisas vividas e experiências e uma carta para o futuro.

Deus do Próprio Universo | Luiz Carlos Franco Luzia | Minas Gerais, 2023, 1min16s, mp4 [formato original]

O vídeo faz analogia a construção da nossa realidade através da nossa mente, mostrando como cada ato, passo, ou pensamento nos traz uma estrutura de algo. Apresenta uma produção em trilhas fragmentadas de processos de uma obra de serigrafia com cortes de artes que se respiram no dia a dia. Trazendo questionamentos de onde sua mente pode te levar.

Becos Mágicos: As Narrativas Ancestrais das Favelas em Nuvens Flutuantes | Patrick Stephano E D Santos | Minas Gerais, 2023, 2 min, mov. [formato original]

Um mundo onde segredos ancestrais emergem de becos mágicos e nuvens flutuantes. Poesias ocultas nas favelas; marcas esculpidas de lutas corajosas e selvagens. Melodias cativas, memórias vivas; segredos silenciados. Em destinos divinos, nas ranhuras do tempo, a superação e os encontros transformadores.

Nuvens Fluídas Como o Toque | Ravi Ferraz | Minas Gerais, 2023, 01 min25s, mov. [formato original]

As nuvens representam diferentes horas do dia, temperaturas, climas, e até formatos divertidos que fisgam o olhar de quem tenta ver além. Da mesma forma, o toque é vivo, fluido e particular, se diferenciando a cada contexto. O toque nunca é só um toque, ele é carregado, passageiro, sensível, às vezes intenso e às vezes leve… Esse vídeo, num compilado de diversas nuvens e toques afetuosos, busca admirar, e ampliar nossa compreensão sobre a fluidez que representa o tocar e ser tocado.

Orientação: Professora Mara Tavares Lavareda.

22h | Encerramento

EQUIPE

Professores mediadores: Giovane Diniz, Renato Gaia, Mara Tavares Lavareda, Mariana Rodrigues, Marília Nogueira da Silva Fernandes, Daniela Parampal.

Produção: Celton Oliveira

Assistente de Produção: Lucas Mathias e Mateus Ferreira

Produção: Mylene Youssef

Fotografia documental: Paulo Lacerda

ESCOLA DE ARTES VISUAIS – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA (CEFART)

Professores: Alexandre Ventura, Ana Luiza Emerich, Bruna Gonçalves, Clarissa de S. P. de Errico, Daniela Parampal, Giovane Diniz, Guilherme Brant, Isa Carolina, Janaína Beling, Mara Rodrigues Tavares Lavareda, Mariana Rodrigues, Marília Nogueira da Silva Fernandes, Naiara Rocha Viana, Nathália E. Bruno de Campos, Renato Gaia e Paulo Peixoto (In memoriam)

11ª MOSTRA DA ESCOLA DE ARTES VISUAIS – CEFART | CHAMA NUVENS E RANHURAS: TRILHAS DAS NOSSAS HISTÓRIAS.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Acervo da Fundação Clóvis Salgado: Paulo Lisboa

Selecionados: Afonso Klein, Ana Clara Trópia, Ana Luíza Braga Diniz, Artux Elias F, Carla Ferreira, Claudio Fu, Fabiana Soares, Gabriela Rezende, Giovana Faria, Gisélia Cruz, Gustavo Rodrigues, Igor Salgado, Isadora Paolinelli, Jey Duarte, Kananda Gomes, Keila Martins, Lígia Moregula, Linda Franco, Matheus Ferreira, Melissa Coppe, rraz, Sheila Virgínia Alonso Cordeiro Malta, Sofia Junqueira, Sophia Borges, Thuany Ribeiro e Vania Cáus

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO (CONCEITO E SELEÇÃO DE OBRAS)

Estudantes: Adriana Souto Lemos Piantino, Afonso Cesar Machado Klein, Ana Clara Martins Lio Trópia, Anna Carolina Ribeiro Da Fonseca Santos, Artur Elias Fernandes, Bruna Ribeiro Diniz, Cynthia Márcia Rabello Carvão Levy, Dayse Mara Duarte Silva, Denise Cabral Borges, Eliana Da Silva Miranda, Elisangela Ribeiro Da Silva, Francisco Tharles Cavalcante Nogueira, Gabriela Cristina De Souza Silva, Gleidston Fernando Santarelli De Paula, Giuliano De Sousa Marques, Helen Miranda Moura Carvalho, Ingrid Ferreira Das Dores Andrade, Ivana Dos Reis Gonçalves Teixeira, Laís Kelly Marques Santos, Lêda Patricia Pereira, Ligia Maria De Siqueira Moregula, Lilian Almeida Faustino, Luiz Gustavo Rodrigues Pereira, Matheus Henrique Velozo Gonçalves, Radija Ohanna Queiroz De Oliveira, Rafaella Ramos Teodoro, Raphaela Luiza Damato Lima, Renan Florindo Amorim, Renata Procopio Nascimento, Sheila Virginia Alonso Cordeiro Malta, Sofia Junqueira De Oliveira, Tatiana Coura Oliveira, Thiago De Oliveira Souza e Viviane Da Silva Oliveira

Orientação: Daniela Parampal

Professores: Alexandre Ventura, Giovane Diniz, Mara Tavares Lavareda

PROJETO EXPOGRÁFICO (CONSTRUÇÃO DA PLANTA BAIXA, VISTA E PERSPECTIVA)

Estudantes: Aline Ribeiro de Pádua, Amanda Pâmela Santos Gomes, Ana Luiza Braga Diniz, Bárbara Marques Ferreri, Camila dos Santos Tranin, Cláudia Trindade de Oliveira, Dandara Teixeira de Souza, Débora Kantorowitz, Elania Pinheiro de Matos, Flávia Klaussing Gervásio, Gabriela Rezende Souza, Helaine Nolasco Queiroz, Isadora Rabelo Paolinelli, Kananda Gomes de Jesus, Keila Martins Santos, Lilian Faustino e Lorrayne Pelizari Drumond.

Texto e orientação: Marília Fernandes

Professores: Alexandre Ventura, Nathália E. Bruno de Campos

PROJETO DE ARTE-EDUCAÇÃO

Estudantes : Amanda Fernandes Trindade Batista, Ana Luíza Andrade Rocha, Ana Luíza Siqueira Guerra, Ana Victoria de Souza José Sérgio, Beatriz Ramalho Rocha, Bruno Gabriel de Souza Assis, Carla Cristina Ferreira Pinto, Carla Márcia Alves da Silva Ponciano, Claudio Teixeira Pereira, Eryck Marques Vaccaro, Fabiana Soares da Silva, Fernanda Geovana de Almeida, Fernanda Maria Costa Carneiro, Flavia Alves Santos, Gisélia Cruz Nicácio, Igor Vinícius Araújo Salgado, Jeyson Duarte Martins, Jorcelina Nunes de Paula Rocha, Kelly Cristine Dias de Oliveira, Luana Patrícia Oliveira Lopes, Márcia Antônia Dias, Mariana Torres Santos, Matheus Henrique do Nascimento Ferreira, Melissa Rampinelli Coppe, Mônica Botelho Mesquita, Nina Nunes de Ávila Alves, Ryan Richard de Souza, Sophia E. B. Borges, Thuany Ribeiro da Silva, Vitória Ondina Ruas Dias da Cruz e Yan Nicholas Sauâne de Benedetti

Orientação: Nathália E. Bruno de Campos

Professoras: Ana Luiza Emerich, Clarissa de S. P. de Errico, Isa Carolina, Mara Tavares Lavareda, Naiara Rocha Viana

PUBLICAÇÃO EDUCATIVA

Proposta para crianças: Amanda Fernandes Trindade Batista, Bruno Gabriel de Souza Assis, Carla Márcia Alves da Silva Ponciano, Eryck Marques Vaccaro, Flavia Alves Santos, Gisélia Cruz Nicácio, Kelly Cristine Dias de Oliveira, Mariana Torres Santos, Matheus Henrique do Nascimento Ferreira e Vitória Ondina Ruas Dias da Cruz

Proposta para adolescentes: Ana Luiza Andrade Rocha, Ana Luiza Siqueira Guerra, Ana Victória de Souza José Sérgio, Carla Cristina Ferreira Pinto, Fernanda Geovana de Almeida, Igor Vinícius Araújo Salgado, Luana Patrícia Oliveira Lopes, Mônica Botelho Mesquita, Nina Nunes de Ávila Alves, Ryan Richard de Souza e Thuany Ribeiro da Silva

Proposta para adultos: André de Sousa Figueiredo Freitas, Beatriz Ramalho Rocha, Cláudio Teixeira Pereira, Fabiana Soares da Silva, Fernanda Maria Costa Carneiro, Jeyson Duarte Martins, Jorcelina  Nunes de Paula Rocha, Márcia Antônia Dias, Melissa Rampinelli Coppe, Sophia Borges e Yan Nicholas Sauâne de Benedetti

PROJETO FIC

Estudantes: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Professores: Alexandre Ventura, Clarissa de S. P. de Errico, Giovane Diniz, Mara Tavares Lavareda, Renato Gaia

INTERVENÇÃO COM LAMBE-LAMBES

Criação e execução: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Orientação: Giovane Diniz

MINI OFICINA DE STENCIL

Criação e execução: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Orientação: Giovane Diniz

PRODUÇÃO CULTURAL

Produção: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Orientação: Renato Gaia

VIDEOPOEMAS

Produção: Daniela Dayrell Fernandes, Fernanda Nunes de Oliveira, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Orientação: Mara Tavares Lavareda

IDENTIDADE VISUAL

Professor: Renato Gaia

Fotografia documental de obras do acervo: Paulo Lacerda

Estudantes: Daniela Dayrell, Fernanda Nunes de Oliveira, Fernando Freitas, Gabriela Mesquita da Silva, Giovanna Faria, Isabela Ibrahim, Isabella da Rocha Santos, Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Luiza Bellônia, Luiza Gomes, Maria Paula Lopes, Patrick Stephano E D Santos e Ravi Ferraz

Professores: Daniela Parampal, Giovane Diniz, Mara Tavares Lavareda, Marília Fernandes e Renato Gaia

EQUIPE EXTERNA

Produção: Celton Oliveira

Revisora: Fernanda Cristina Campos

Montador: Edivaldo Gomes

Consultoria de Acessibilidade: Elab

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos