FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO PROMOVE “WORKSHOP INTENSIVO DE TEATRO MUSICAL E ÓPERA”

Oficina será ministrada pelo renomado diretor Pablo Maritano, que assina a concepção e a direção cênica do próximo espetáculo operístico da instituição. Os encontros acontecem de 26 a 30 de junho, das 17h às 20h, no Palácio das Artes. As inscrições são gratuitas.


WORKSHOP INTENSIVO DE TEATRO MUSICAL E ÓPERA,

COM O RENOMADO DIRETOR PABLO MARITANO

Local: Sala da Orquestra | Palácio das Artes

Endereço:  Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG

Período: 26 a 31 de junho de 2023

Horário: de 17h às 20h

Inscrições gratuitas até 25 de junho, às 17h, por meio do formulário disponível aqui

Classificação: 18 anos

Informações para o público: (31) 3236-7400


Voltada para diretores de teatro, maestros, cantores líricos e também para o público em geral, o “Workshop intensivo de teatro musical e ópera” está com inscrições abertas. A oficina, ministrada pelo renomado diretor Pablo Maritano, que assina a concepção e a direção cênica do próximo espetáculo operístico da Fundação Clóvis Salgado, acontece de 26 a 30 de junho, das 17h às 20h, na Sala da Orquestra do Palácio das Artes. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até este domingo (25/06), às 17h, por meio do formulário disponível aqui.

O Workshop vai discutir as escolhas que devem ser feitas em cada momento do processo criativo, seja no desenvolvimento de um conceito de representação ou na troca de ideias com a equipe de criação e produção, que posteriormente vão fazer parte do processo de ensaio. As escolhas ocupam o delicado equilíbrio entre recursos e decisões artísticas dos diferentes sistemas que interagem na produção de um espetáculo – interação entre corpos teatrais, artísticos, técnicos e encenação.

A oficina será prática, voltada diretamente para o trabalho de análise do material teatral e musical. O trabalho é articulado com as disciplinas de música, literatura e artes visuais, propondo aos alunos não só a direção, mas também a observação, a partir do acompanhamento dos trabalhos de outros alunos sobre o tema.

PABLO MARITANO – Nasceu em Buenos Aires em 1976. Formou-se na Escola Superior de Belas Artes Ernesto de la Cárcova e no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, também estudou encenação e atuação com Rubén Szuchmacher e Deborah Low; repertório com Linda Hirst e Jean-Claude Malgoire e piano Klaus Cavjolski. Já trabalhou com diretores como George Delnon, Ivan Alexandre, Rita De Letteriis, Tran Anh Hung, Rubén Szuchmacher, Jean-Louis Pichon e, desde 2004, colabora com Marcelo Lombardero. Em 2005, ganhou o concurso para dirigir La Zapatera Prodigiosa para o Centro de Experimentación del Teatro Colón, obra que cobriu com Marcelo Delgado, dirigindo posteriormente na mesma sala o Basketball Dreams, do Projeto Itinerante. Em 2007, dirigiu Il barbiere di Siviglia de Rossini (Teatro Nacional Juan de Vera), Attila Joszef-fragmente, de Kurtág, e cenógrafo de Satyricon, de Maderna (Teatro San Martín). Em 2008, venceu o concurso de Ópera de Câmara do Teatro Colon para encenar Le devin du village, de J. J. Rousseau. Para o Buenos Aires Lírica encenou L’italiana in Algeri, de Rossini, La Traviata, de Verdi, ambos indicados ao Prêmio ACE, e em 2010, Serse, de Händel; no mesmo ano dirigiu Rigoletto, de Verdi, para o Teatro Argentino de la Plata, indicado ao prêmio da Associação de Críticos Musicais da Argentina. Desde 2009, trabalha com Guillermo Brizzio no Ópera Estúdio do Teatro Argentino de la Plata, sendo responsável pela direção cênica do projeto.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos