PALÁCIO DA LIBERDADE OFERECE TOUR VIRTUAL PARA O PÚBLICO

Completo e instigante, o passeio é uma forma de ampliar o acesso do patrimônio à população. Além disso, a série audiovisual “Por Dentro do Palácio” oferece a oportunidade de descobrir a edificação de um jeito diferente.


TOUR VIRTUAL – PALÁCIO DA LIBERDADE

Local: palaciodaliberdade.com.br

Gratuita

Classificação Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400


 Palácio da Liberdade (Crédito: Divulgação)

Com o conteúdo em formato digital cada vez mais crescente, os tours virtuais se multiplicaram em diversos sites e plataformas. Boa parte dos conteúdos são dedicados a museus e centros culturais, mas também é possível “viajar” por patrimônios históricos, atrativos, destinos e parques.

Um dos passeios mais interessantes é oferecido pelo Palácio da Liberdade. O site oficial possibilita o acesso a um tour virtual de 25 minutos. Por meio dele, o público pode mergulhar em cada detalhe do local, passando pela belíssima escadaria de ferro batido, pelas cinco telas de Antônio Parreiras, representando o deus grego Apolo, pelo piso em parquet com desenhos geométricos, os móveis em estilo Luís XVI, os lustres de cristais, até o luxuoso Salão de Banquete e os painéis do alemão Frederico Steckel.

Todo o tour é narrado, revelando histórias e casos por trás de cada cômodo e item exposto. Para quem já visitou o Palácio, o passeio virtual é uma oportunidade de rever a beleza do local e até descobrir fatos que podem passar despercebidos na ida presencial.

Pílulas audiovisuais

Uma série de vídeos curtos e curiosos também está disponível no site do Palácio da Liberdade. Eles revelam a construção e evolução de Belo Horizonte, os detalhes por trás da edificação e sua relação com o entorno e os acontecimentos históricos e sociais da época.

A série “Por dentro do Palácio” vai muito além dos cômodos, das obras de arte, dos elementos artísticos e decorativos. Diluída em “pílulas” que duram, no máximo, dois minutos, os vídeos revelam um Brasil que trocava a monarquia pela República, presenciava o boom da economia cafeeira e dava primeiros passos rumo à industrialização.

Tanto o acesso virtual quanto a série “Por dentro do Palácio” estão disponíveis no site palaciodaliberdade.com.br. O local está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. O patrocínio é da Copasa.

Palácio da Liberdade (Crédito: Divulgação)

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. O programa Receptivo e Educativo é gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, com patrocínio da Copasa.

APPA – ARTE E CULTURA – A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em mais de 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos