MOSTRA “MONTADAS – A ARTE DRAG NO CINEMA”

 Evento, que acontece de 9 a 18 de junho, traz filmes com icônicas personagens drags e leva ao público um universo de expressões artísticas e diversidade. A programação é gratuita e conta com doze obras clássicas


MONTADAS – A ARTE DRAG NO CINEMA

Período: 09 a 18 de junho de 2023

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes | Plataforma Cine Humberto Mauro Mais

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Classificação Indicativa: Conferir na programação

Entrada Gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

Informações para o público: (31) 3236-7400


Gaiola das Loucas, de Mike Nichols

Representatividade, glamour, liberdade. A mostra “Montadas – A Arte Drag no Cinema”, que acontece de 9 a 18 de junho, no Palácio das Artes, traz mais do que filmes para a programação do Cine Humberto Mauro. A iniciativa busca explorar a sétima arte como uma âncora cultural e como um meio para refletir importantes questões da sociedade. Com doze filmes clássicos reunidos, o público vai poder mergulhar em um universo de expressão artística e diversidade, onde Drag Queens e Drag Kings são as estrelas das produções cinematográficas. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

O produtor de programação do Cine Humberto Mauro, Rodrigo Azevedo, explica um pouco sobre o objetivo da mostra e a sua relevância. “Iremos, sobretudo, exibir filmes que deram passos iniciais em direção a representatividade drag. Através de narrativas inspiradoras e personagens carismáticos, acreditamos que as obras selecionadas estimulam diálogos sobre identidade, auto expressão e igualdade”, conta.

Quanto mais Quente Melhor, de Billy Wilder (Créditos: Divulgação)

Um dos destaques da programação é o filme “Quanto mais quente melhor”, de Billy Wilder, que traz em sua trama a história de dois homens que, para fugir da máfia, se juntam a uma banda de jazz feminino se trajando como mulher. Considerado um dos melhores filmes de comédia da história do cinema, essa obra ousou ao trazer temas como a homossexualidade e o transformismo em 1959. Se comentar tais temas ainda é um tabu para o cinema, na época essa abordagem realizada através da comédia foi um sucesso de bilheteria.

A mostra também traz a obra de Blake Edwards, “Victor ou Vitória?”, costumeiramente chamado de irmão cinematográfico de “Quanto Mais Quente Melhor”. A obra conta a história de Victoria Grant, uma cantora lírica desempregada, que junto com Carrol Todd, um cantor que recentemente perdeu o emprego, articulam um plano para levá-la ao sucesso: Vic se passará por um homem, o “transformista” Conde Victor Grezhinski.

programação completa da mostra “Montadas – A Arte Drag no Cinema” está disponível aqui.

CINE HUMBERTO MAURO – Orgulhoso por manter a tradição do cine clubismo, o Cine Humberto Mauro tem reconhecimento garantido do público pela variedade e qualidade de suas mostras. Realiza o já tradicional Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FESTCURTASBH) e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. Conta com programas permanentes de formação de público (História Permanente do Cinema, Cineclube Francófono, Cinema e Psicanálise, etc.). Funciona, ainda, como reduto histórico de críticos, professores, estudantes, diretores e amantes da sétima arte.

Sua estrutura tem 130 lugares inclusive com espaço reservado para pessoas com deficiência, e dispõe, além de som dolby digital, equipamentos para exibição de filmes em 3D e 4K, de equipamentos de projeção para todos os formatos de filmes. Neste ano, completam-se os 40 anos da homenagem feita pela FCS ao cineasta, diretor e ativista mineiro, Humberto Mauro (1897-1983), pioneiro do cinema brasileiro.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado

Fotos:Divulgação


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos