HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A data tem como objetivo principal aumentar a conscientização sobre questões ambientais e encorajar ações individuais e coletivas em prol da sustentabilidade e conservação da natureza.

Imagem: Jardins do Palácio da Liberdade (Crérdito: Divulgação APPA)

O dia 5 de junho é comemorado em todo o mundo como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1972. A consolidação do Dia Mundial do Meio Ambiente foi um marco, pois colocou a preocupação com a questão ambiental na pauta das nações e trouxe o assunto para debates junto às políticas dos países e das grandes lideranças mundiais e toda a sociedade.

Tudo isso descortinou um grande debate sobre a importância do meio ambiente para a vida humana na Terra. Esses debates trouxeram novos enfoques e perspectivas, alertando a todos que o meio ambiente não é algo distante, separado da vida de uma sociedade. O meio ambiente começa em nossa casa, faz parte da nossa vida diária, está nas ruas de nossas cidades e em todo o mundo que nos cerca.

O descarte e o reaproveitamento do lixo diário é uma forma de contribuirmos para nossa qualidade de vida e com o ambiente que está à nossa volta. A poluição dos carros que utilizam combustíveis fósseis é responsável diretamente pelas mudanças climáticas do planeta, fazendo de uma simples ida a pé ao supermercado uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. O simples descarte corriqueiro do óleo de cozinha na rede de esgoto é responsável pela contaminação da água e, consequentemente, do lençol freático. Apenas um litro de óleo de cozinha jogado na pia de nossa casa é capaz de contaminar até 25 mil litros de água.

Reciclagem e Sustentabilidade

Uma grande arma contra a poluição na vida de todos nós é a reciclagem e a sustentabilidade. Nos grandes centros urbanos e megalópoles, a figura do que costumamos chamar de “catadores de lixo” ganha importância relevante para toda a sociedade. Organizados em programas governamentais e muitos com apoio de ONGs, o trabalho dos recicladores vem ganhando a compreensão e o apoio de toda a sociedade.

Foto: Reprodução/Instagram @sucateirom1lgr4u

Para os catadores de resíduos, um grande desafio de seu trabalho é o preconceito. Para mudar essa visão, o programa no youtube “Tem Que Sustentar” trabalha para desmistificar conceitos e explorar as mais diversas formas de sustentabilidade, mostrando como podemos colocá-las em prática no dia-a-dia e ainda ampliar nossa consciência ambiental.

Em Belo Horizonte, uma das pioneiras no trabalho de reciclagem é a ASMARE – Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável, que se tornou um marco na história da reciclagem em Minas Gerais, realizando um importante trabalho social na capital mineira. 

Em Minas Gerais, uma cooperativa que vem promovendo um grande trabalho de formação e organização dos catadores é a RedeSol. A partir da articulação em rede, a RedeSol tem apoiado na comercialização de materiais recicláveis, melhoramento organizativo e tecnológico da produção, coleta, triagem, beneficiamento e transporte.

Que todas essas iniciativas sirvam para construção de uma nova consciência planetária. E que todos tenham a clara noção de que a preservação do meio ambiente começa dentro de todas as casas, pois é com nossas ações e com a preservação ambiental em todo o mundo, é que vamos poder garantir para as próximas gerações, a manutenção da vida humana no planeta Terra.


Texto: Petrônio Souza

Foto capa: Poly Acerby

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos