APPA INFORMA N°19: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

Você já conhece o CTPF?

O CTPF conta com duas unidades. Na imagem, parte da estrutura localizada na Avenida dos Andradas, na área central de Belo Horizonte (Crédito: Poly Acerbi)

O Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF – antigo CTP) é um núcleo destinado à confecção, produção e salvaguarda do acervo das montagens artísticas da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes: óperas, peças de teatro, espetáculos de dança e artes visuais.

Hoje, além de produzir peças para as novas montagens da Fundação, O CTPF mantém um acervo que é composto por mais de 15 mil peças, incluindo cenários, adereços e figurinos de grandes montagens, como as óperas Aída (2001, 2002 e 2008), Nabucco (2011), O Guarani (2016), La Traviata (2018) e Aleijadinho (2022).

Saiba mais


Foto: Item do Figurino da ópera “A Flauta Mágica” (2022) (Crédito: Poly Acerbi)

Um Centro imprescindível na produção de óperas mineiras

Os bastidores das óperas da Fundação Clóvis Salgado passam pelo CTPF, que dá suporte à produção de figurinos, adereços e cenários e reúne, em seu acervo artístico, 50 anos de história das artes cênicas de Minas Gerais.

A Coordenadora de Projetos Incentivados da APPA e Gestora do CTPF, Laryssa Martins, explica que o trabalho inicial para a montagem de uma ópera se inicia com a definição do calendário anual da Fundação Clóvis Salgado e envolve uma gama de profissionais das mais diferentes áreas das artes cênicas durante meses.

A equipe do CTPF é acionada para preparar e dar todo suporte necessário para a produção, que envolve o atendimento às equipes de produção com costureiras, aderecistas, figurinistas, cenógrafos, cenotécnicos entre outros, e disposição das oficinas de marcenaria, serralheria e costura, bem como das coleções e objetos que compõem o acervo albergado em duas unidades.


Saiba mais


Parte do acervo do CTPF está disponível para locação

Entre os mais de 15 mil itens do CTPF, vários estão disponíveis para consulta com finalidade de pesquisa. Além disso, parte do acervo já está catalogada e disponível para visualização no site. Você também pode realizar a locação de itens presencialmente, mediante agendamento prévio. Os contatos são (31) 9900-1086 (para acervo de figurinos e adereços de personagens) e (31) 99400-1236 (para acervo cenográfico e adereços de cena). Utilize também os canais virtuais: o email ctpfcs@appa.art.br e o Instagram @ctpf_fcs.

Pessoas físicas ou jurídicas, como coletivos culturais, grupos de teatro e produtoras de eventos, podem usufruir desse rico material, confeccionado com base em criteriosas pesquisas históricas e artísticas.

Acesse o catálogo virtual do CTPF

Crédito: Poly Acerbi

Os cursos e oficinas realizados no CTPF promovem capacitação técnica e formação cultural e artística (Crédito: Divulgação)

CTPF: um espaço cultural 

Desde 2020, a APPA – Arte e Cultura é responsável pela gestão do CTPF. Além de zelar pelo acervo e dar suporte às ações da Fundação Clóvis Salgado, o local tem como intenção promover atividades ligadas à cultura, à sua valorização e à sua disseminação. A APPA atua estrategicamente pensando em novos usos e no aperfeiçoamento da infraestrutura e dos recursos humanos.

Gerenciar um espaço cultural, como o CTPF, exige domínio e atenção a diferentes contextos, que envolvem planejamento estratégico, documentação, todo o operacional do dia a dia, limpeza, compras e o cuidado com o atendimento, por exemplo. 

Saiba mais


Alunos do Cefart contam com estrutura e apoio do CTPF 

: os alunos do Cefart conseguem praticar, na sede do CTPF, os ensinamentos adquiridos em sala de aula
Crédito: Divulgação

O CTPF abre seu espaço e seu corpo técnico para a realização de cursos e oficinas vinculados ao Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica) da Fundação Clóvis Salgado. 

Um dos exemplos dessas ações é o Curso de Formação Continuada, que permite o aperfeiçoamento de profissionais para a Tecnologia de Cena, uma tradição pedagógica do Cefart. 

Para participar do curso, que tem duração de dois anos, é preciso ter o Ensino Médio completo. A parte prática acontece na sede do CTPF, na Avenida dos Andradas.

O curso FIC Figurinista é formado pelas disciplinas de Metodologia de Pesquisa; Caracterização Cênica – com enfoque na maquiagem e seus desdobramentos, como perucaria e mascaramento da caracterização – História da Indumentária; Catalogação; Desenho; Higienização e Armazenamento.

Para o segundo semestre de 2023, estão previstos dois cursos complementares na unidade de Marzagão (Sabará) e que também envolvem a Escola de Tecnologia da Cena do Cefart.

Saiba mais


Foto: Raul Belém Machado morreu em 2012, aos 70 anos
Crédito: Acervo pessoal

Raul Belém Machado

A história do CTPF se funde com a do Palácio das Artes e a de Raul Belém Machado (1942-2012), arquiteto, cenógrafo e figurinista que, de 1983 a 2011, coordenou as produções artísticas da Fundação Clóvis Salgado.

Mas foi no ano de 1987 que o antigo CTP começou a produzir cenários, figurinos e adereços para as montagens da FCS, nas oficinas do Palácio das Artes. Com mudanças de acessibilidade e instalação de elevadores, os espaços no Palácio foram reduzidos e o CTPF foi transferido para três galpões do antigo complexo de fábricas de tecidos em Marzagão, no município de Sabará, ocupando uma área de 2.856 m2.

O CTPF passou a ser destinado também para as oficinas de costura, marcenaria e serralheria e para a construção de cenários das montagens da FCS. Esse aspecto de capacitação é o que levou o antigo CTP a ganhar, em seu sobrenome, a palavra “Formação”.


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos