PALÁCIO DA LIBERDADE RECEBE EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS DE MARCO AURÉLIO R. GUIMARÃES

Com a proposta de apresentar conteúdos diversificados e oferecer ao público visitante ações de qualidade, o Palácio da Liberdade apresenta a exposição temporária “Esculturas”

Com curadoria de Rodrigo Câmara, que é também curador do Palácio da Liberdade, a mostra “Esculturas” apresenta 18 trabalhos do artista plástico Marco Aurélio R. Guimarães, que irão ocupar o hall de entrada e a Galeria Rosa. As peças são originais e algumas têm tamanho 20% ou 30% acima do modelo humano, pesando entre 40 kg e 2 toneladas.

“A seleção das obras se deu através da representatividade: esculturas realistas que mostram a diversidade humana. Acima de tudo, o trabalho de Marco Aurélio merece ser conhecido e valorizado por sua história de superação: um senhor de 86 anos que se reinventa escultor aos 80”, destaca Câmara.

Na última quarta-feira (17/05), o Jardim das Esculturas do Palácio da Liberdade foi inaugurado com obras de Giovani Fantauzzi, Amilcar de Castro e “A Banhista”, de Marco Aurélio Guimarães. A nova exposição fica em cartaz até o dia 6 de agosto, com visitação gratuita dentro da programação de dias e horários de abertura ao público do Palácio da Liberdade.

As obras

Entre as obras apresentadas na exposição estão as esculturas “Luxúria” (representa uma figura feminina que se oferece ao amor de forma velada, mas sensual e cativante, com um olhar de conquista e lascívia); e “Proximus” (retrata um homem que desdenha esse oferecimento de amor por estar absorto em pensamentos introspectivos quanto à finitude da vida, representada por um grande crânio de granito negro em que se apoia).

Como consequência do aprimoramento de seu trabalho, Marco Aurélio tem se dedicado também à escultura em pedra pelo tradicional processo manual, consagrado através do tempo. Um exemplo disso é a obra “Luxúria”, de grande porte, esculpida em um bloco único de mármore de Carrara de cinco toneladas, cujos trabalhos iniciais foram executados na Itália. No entanto, prevalece na exposição as esculturas de mármore entalhadas em blocos monolíticos trazidos especialmente da Itália.

Câmara destaca a escultura “Travessura”, que representa um menino com os sapatos do pai e procura resgatar a criança que cada um de nós ainda traz dentro de si.  Exposta isoladamente no Salão Rosa, ela representa uma criança de cerca de dois anos de idade, tendo uma altura total de 2,15 metros e pesando cerca de 2 toneladas. “Destaco ‘Travessura’ pela complexidade e riqueza de detalhes, além de representar o neto do artista”, conta.

Contemporâneas

Duas das obras têm um caráter bem contemporâneo. A execução das duas mãos de madeira teve origem na intenção de homenagear as pessoas atingidas pela pandemia de Covid-19, sendo a primeira peça representação do “Apelo” para que a pandemia fosse amena e não ceifou tantas vidas. A segunda representa a “Vitória” do homem e da ciência no combate ao terrível vírus. As peças foram entalhadas em blocos compostos de madeira maciça e imbuia (Ocotea porosa). Já “A Banhista”, que pode ser vista nos jardins “flutuando” sobre o espelho d’água, em tamanho natural, foi modelada em argila e fundida pelo processo de “cold cast bronze” com pátina química a quente.

“Marco Aurélio parece incansável, tal é o empenho e a dedicação que demonstra na execução de suas peças aos 86 anos de idade. Percebe-se nele bastante criatividade, não só pelos segmentos diversificados em que atua, como também pela originalidade de seus trabalhos, alguns deles únicos e ainda sem similar na atualidade. Trata-se de um escultor cujo assíduo trabalho deve ser observado com atenção dentro de um misto conceito de classicismo, modernidade e contemporaneidade que apresenta, pelo que o reconheço como um artista plástico contemporâneo no nosso raro segmento da escultura”, afirma Câmara.

Quem é Marco Aurélio R. Guimarães

Engenheiro por formação, Marco Aurélio R. Guimarães é um artista plástico com atuação em diversos segmentos das artes, tendo se dedicado à execução de trabalhos de escultura em vários materiais, destacando-se, entre outros, mármore, bronze, madeira e pedra-sabão. Seus projetos incorporam, além da escultura propriamente dita, trabalhos em diferentes linguagens artísticas como entalhes, ourivesaria e miniaturização.

Suas peças, algumas delas criadas com ineditismo, exigem a elaboração de um apurado planejamento, que inclui a criação de máquinas operatrizes, ferramentas e gabaritos específicos para a execução dos projetos. Com formação em “Modelagem em Plastilina” e “Escultura em Mármore”, Marco Aurélio dedicou-se à aprendizagem da arte da escultura através da prática de estudos e exercícios de forma gradual e progressiva, dentro de um escopo de metodologia, didatismo e disciplina.

Desde o início de suas atividades concorreu e foi distinguido com o prêmio máximo de medalha de ouro e distinções em salões de arte do país, em todas as sete competições em que concorreu, apresentando obras em bronze, mármore, marfim e madeira. É também autor de artigos técnicos e opinativos publicados em revistas especializadas do Brasil e no exterior. Como consequência do aprimoramento de seu trabalho, dedica-se também à escultura em pedra pelo tradicional processo manual, consagrado através do tempo.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado apresentam a exposição “Esculturas”, de Marco Aurélio R. Guimarães. O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio de projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, com realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, através da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. O patrocínio é da Copasa. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A correalização é da APPA – Arte e Cultura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.

Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).

Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).

Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.

ATIVIDADES PARALELAS

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

EXPOSIÇÃO “ESCULTURAS”

Hall de entrada e Salão Rosa do Palácio da Liberdade: De 24/05 a 06/08. Visita espontânea ao interior da edificação, de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez). Visita livre aos jardins, de quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.

IMPORTANTE

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.

Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.

Texto: Paulo Campos

Fotos: Rodrigo Câmara

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos