CINE HUMBERTO MAURO PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO CINECLUBE ACESSÍVEL

Mostra apresenta “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, considerado um dos mais importantes filmes do Cinema Novo e dirigido por Glauber Rocha. A exibição, que é gratuita e com audiodescrição, acontece no dia 23 de maio, às 19h, no Palácio das Artes. A sessão será comentada pela professora da UFMG Camila Mantovani e terá intérprete de libras.


CINECLUBE ACESSÍVEL | CINE HUMBERTO MAURO

Data: 23 de maio (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: 14 anos

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3236-7400


A Fundação Clóvis Salgado apresenta, por meio do Cine Humberto Mauro, a segunda edição do “Cineclube Acessível”. A sessão será realizada em 23 de maio de 2023 (terça-feira), às 19h, e apresenta com recursos de audiodescrição o filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, dirigido por Glauber Rocha. A sessão, que homenageia um dos mais importantes cineastas brasileiros, é gratuita e terá Camila Mantovani, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFMG), comentando o trabalho do cineasta baiano. O debate vai contar com intérprete de libras.

Para Sara Paoliello, assistente de produçãoa iniciativa tem como objetivo selecionar filmes que ofereçam a acessibilidade para que as pessoas com deficiência possam usufruir da experiência cinematográfica. “A disponibilidade da audiodescrição amplia a compreensão e a fruição das obras cinematográficas por um público mais amplo, como idosos, pessoas com baixo nível de escolaridade, entre outros”, explica Paoliello.

Sara também ressalta a importância de se colocar sempre em discussão a questão da acessibilidade. “Entendendo que esses recursos no cinema e em outros campos das artes é um processo inacabado, em constante evolução e que precisa ser discutido, entendido e refletido em diversas formas e temáticas, a gente traz sessões comentadas por profissionais especializados no assunto. O intuito é promover esse diálogo crítico e informativo sobre a acessibilidade no cinema e também pensar novas formas de se fazer com quem a arte se torne cada vez mais acessível”, pontua Sara.

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro – alegorias do sertão

Continuação de Deus e o Diabo na Terra do Sol, a obra de Glauber mistura cordel e ópera. O trabalho traz o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antônio das Mortes a adquirir uma nova perspectiva de vida.

PROGRAMAÇÃO | SINOPSES

23/05 (TER)

19h | O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, BRA, 1966) | 14 anos | 1h35min | Sessão com audiodescrição.

Sessão comentada, com a presença de intérprete de libras, por Camila Mantovani, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFMG).

Continuação de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antônio adquirir uma nova perspectiva de vida.

GLAUBER ROCHA – Glauber Pedro de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista (BA) em março de 1939. Se mudou para Salvador em 1947 e começou a participar do teatro da escola. Mais tarde frequentou a Faculdade de Direito da Bahia, hoje a federal, onde participou de um grupo de cinema amador. Em 1958 começou sua carreira como diretor, com o curta metragem O pátio, produzido de forma experimenta e com poucos recursos. O primeiro longa, Barravento, veio em 1961.

Polêmico e brilhante cineasta, Rocha foi um dos idealizadores do Cinema Novo. Esse movimento da década de 1960, propunha um cinema engajado na realidade do país e voltado para a transformação da sociedade. Sua obra foi realizada no período que antecede ao golpe militar de 1964 e se estende à abertura política, no início dos anos 1980. Glauber faleceu em 22 de agosto de 1981, devido a problemas pulmonares.

CINECLUBE ACESSÍVEL – O Cineclube Acessível tem como objetivo promover ações culturais que estimulam o acesso e a participação de todos os públicos para fruição da programação do Cine Humberto Mauro, com foco nas pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. A proposta engloba, além de conteúdos audiovisuais com recursos de acessibilidade, o fomento de um espaço de visibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência, estimulando a criação de amplos locais de encontro, debate, diversidade e inclusão.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Texto: Fundação Clóvis Salgado

Informações para a imprensa:

Vítor Cruz | (31) 99179-1215 l 3236-7419| (31) 99317-8845| vitor.cruz@fcs.mg.gov.br

Thamiris Rezende | (31) 3236-7378 | (31) 99154-9103 l thamiris.rezende@fcs.mg.gov.br

Marcus Vinicius Borges | (31) 3236-7378 | (31) 97521-2756| marcusviniciusborges.fcs@gmail.com


Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos