30 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

A data é comemorada mundialmente, com shows, concertos, debates, mesas redondas e festivais, com o intuito de apresentar, divulgar e festejar o gênero musical universal. Em Minas Gerais, o Dia Internacional do Jazz é promovido pelo guitarrista e compositor Toninho Horta, com programação diversificada e gratuita

(Créditos: Aloízio Jordão )

O Dia Internacional do Jazz é celebrado no dia 30 de abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Nascido nos EUA, o jazz é um estilo musical livre, estruturado na criatividade e improvisação.

Instituído em 2011, foi só em 2012 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância do gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura nos EUA.

Para promover o Dia Internacional do Jazz, mais de 180 países ao redor do mundo celebram em eventos oficiais a data, com vários concertos promovidos por escolas, grupos e músicos, com o intuito de apresentar à população este gênero musical.

Créditos: Instagram Toninho Horta

Em Belo Horizonte

Desde o ano de 2016, a capital mineira vem comemorando o Dia Internacional de Jazz, com eventos promovidos pelo compositor Toninho Horta, por meio do o IMJH – Instituto Maestro João Horta.

Por iniciativa de Toninho Horta e de seu Instituto, a Câmara Municipal de Belo Horizonte reconheceu a data oficialmente no ano de 2017. 


Desde então, Toninho Horta vem promovendo regularmente eventos comemorativos, reunindo músicos, pesquisadores, produtores em shows, jam sessions e mesas redondas com debates sobre o tema.


Por sua iniciativa de celebrar o Dia do Jazz em Belo Horizonte, Toninho Horta foi reconhecido pelo Herbie Hancock Institute como mais um associado ao redor do mundo a celebrar a data.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos