DOIS DE DEZEMBRO É DIA NACIONAL DO SAMBA. COMEMORE!

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial. Ela foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara – atual capital do Rio de Janeiro – através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964

Executado orginalmente pelos negros que faziam os batuques nas fazenda, com o fim da escravidão, o ritmo foi levado para os centros urbanos, onde foi mantida essa tradição cultural.. Fato é que a música popular brasileira nasceu da resistência de uma manifestação artística. O samba e o chorinho são os maiores e primeiros representantes desse movimento, nascido espontaneamente, com a urbanização do Brasil, no Rio de Janeiro.

Em 1890, dois anos após a promulgação da Lei Áurea, foi estabelecida por legislação a definição do crime de “vadiagem”. Ou seja, se uma pessoa andasse na rua e não comprovasse estar trabalhando, podia ser levada à delegacia. O “crime” rendia até 30 dias de prisão.

O samba acabou sendo enquadrado como um dos símbolos da criminalidade. A simples posse de um instrumento de percussão podia ser interpretada como indício de vagabundagem. E essa política seguiu até o governo de Getúlio Vargas.

Tendo suas raízes na expressão cultural da África Ocidental e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial e imperial, o samba é hoje um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil e um dos símbolos do país. Presente na língua portuguesa ao menos desde o século XIX, a palavra “samba” era originariamente empregada para designar uma “dança popular” ou um “bailado popular”.

No início da década de 1890, o Rio contava com mais de meio milhão de habitantes, dos quais apenas a metade era natural da cidade, enquanto a outra parte era oriunda das antigas províncias imperiais brasileiras, principalmente da Bahia.

Pela forte presença dos negros baianos radicados no Rio, foram introduzidos novos hábitos, costumes e valores de matrizes afro-baianas que influenciaram definitivamente a cultura carioca.

Considerado como o primeiro samba gravado, a música “Pelo telefone” tornou-se o grande sucesso no carnaval carioca de 1917, lançado em formato 78 rotações, pela Odeon, em 19 de janeiro daquele ano. O êxito de “Pelo telefone” marcou o início oficial do samba como gênero de canção. Somente no final da década de 1920 o samba estruturou-se como é conhecido modernamente e foi só a partir de 1930 que se popularizou nacionalmente.

Hoje o samba é um orgulho nacional, artigo exportação e uma das maiores expressões culturais do Brasil frente ao mundo. O samba é o precursor do Carnaval brasileiro, um dos maiores espetáculos do planeta Terra, com desfiles das escolas de samba que acontecem principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Sua importância para a cultura brasileira é tamanha que hoje é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos